Resumo

O presente trabalho tem como objetivo conhecer através de um estudo comparativo, os níveis de adequação nutricional dos estudantes chilenos, especificamente os que cursam o primeiro ano do ensino médio. No Chile o controle da adequação nutricional da população é realizado aproximadamente até os seis anos de idade através do programa ?Controle das Crianças Sadias?, nesse programa as crianças são medidas e pesadas, o diagnóstico é feito e informado aos pais. Atualmente no Chile não há um programa que de continuidade a esse controle nutricional dos escolares, sendo assim estudos como esse ajudam a identificar o estado nutricional de crianças e jovens chilenos. A literatura científica mundial através de diversos meios, nos indica que os níveis de inadequação nutricional para o excesso alimentar (Obesidade), são a cada dia mais catastróficos, chegando a ser considerada por alguns autores como a ?Epidemia do Século XXI?. A presente pesquisa tomou como estudo os primeiros anos do ensino médio de Los Angeles, VIII região de Bio-Bio Chile, são três tipos de estabelecimentos educacionais como: Educação Particular Subsidiada, Educação Municipalizada e Educação Particular Paga. São cinco escolas, Escola Alemã, Escola Camilo Henríquez, Escola Industrial, Escola Técnica e Escola de Meninas. Foram selecionados 15 alunos por curso de cada Escola num total de 45 alunos por escola e 225 alunos no total do estudo, essa amostra representou 15% do total de alunos do primeiro ano do ensino médio da comunidade de Los Angeles. Para se determinar o nível de adequação nutricional de cada aluno usou-se: Perímetro Braquial Prega Cutânea Triciptal, Indicador Pondoestatural (peso para idade/estatura e índice de massa corporal - IMC). Foram considerados com excesso de peso os alunos que apresentaram três ou mais indicadores para a inadequação nutricional, pode-se constatar uma evidência científica indicando um aumento dos níveis de adequação nutricional nos estudantes do primeiro ano do ensino médio da cidade de Los Angeles no período de 1991-2000, confirmando a hipótese principal desse estudo que foi a existência de um significativo aumento nos níveis de adequação nutricional em excesso nos estudantes do primeiro ano da educação do ensino médio da cidade de Los Angeles VIII Região de Bio-Bio, Chile, considerando uma hipótese de nulidade (H0)

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