Comparação dos Interesses e Atitudes em Relação à Educação Física Por Alunos do Ensino Fundamental e Médio de Escolas da Região do Maule, Chile.
Por Leonardo Camilo Reyes Cornejo (Autor), Gemelly Nadine Devia Concha (Autor), Francisco Alejandro Perez Zamorano (Autor), Lucas Andrés Riquelme Muñoz (Autor), Mauro Cesar Gurgel de Alencar Carvalho (Autor).
Resumo
O objetivo desta pesquisa é apresentar e comparar os interesses e as atitudes que os alunos do Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM). Foram 221 alunos, onde 64 eram da 4o ano do EF de uma escola municipal em Talca, 82 do 1o ano do EM de uma escola municipal em San Clemente, 55 do 1o ano e 20 do 4o ano do EM, de um colégio particular da cidade de Talca. Os resultados mostram que os alunos do quarto ano da escola primária têm uma melhor apreciação do professor e da própria classe de educação física e saúde. Além disso, as atitudes diminuem objetivamente com o aumento da idade dos alunos, bem como com o aumento do nível educacional. Isto é destacado independentemente do nível socioeconômico dos alunos e/ou do estabelecimento de ensino ao qual pertencem, mas a principal causa que pode ser inferida sobre a variação destas atitudes no processo de pesquisa é o número de horas de ensino da matéria que os alunos têm, sendo o 4o ano do EF o único dos níveis questionados que tem quatro horas de ensino por semana
REFERÊNCIAS
⦁ Alcaino Casanova, N., Azocar San Cristóbal, S., Guzmán Cuevas, J., Pérez Burgos, J., Poblete Lepe, P., & Sanhueza Soto, R. (2016). Atitudes em relação à educação física dos alunos de um colégio secundário vulnerável da Comuna de San Clemente (Tese de Doutorado, Universidade Católica do Maule, Faculdade de Ciências da Educação, Escola Pedagógica em Educação Física).
⦁ Cabello Moyano, A., Moyano Pacheco, M., & Tabernero Urbieta, C. (2017). Relações funcionais entre atitudes, estratégias e clima motivacional em Educação Física. Avanços na liderança e na melhoria educacional.
⦁ Flores Quiñonez, R. C. (2017). Atitudes em relação à Educação Física dos alunos da Escola Secundária Politécnico Huascar, na cidade de Puno 2016.
⦁ Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, M.P. (2010) Metodología de la Investigación (5ª Edição). México: McGraw Hill Educación.
⦁ IPSUSS/Minsal (2019), Tema da obesidade infantil na APEC Chile 2019. Chile: recuperado de http://www.ipsuss.cl/ipsuss/actualidad/prevencion/obesidad-infantil-tema-en-apec-chile-2019/2019-03-01/152218.html
⦁ Izquierdo Saiz, A. (2015). Análise dos estilos de ensino em educação física e a influência dos hábitos desportivos físicos dos pais na motivação dos alunos.
⦁ Lago-Ballesteros, J., Navarro Patón, R., & Peixoto-Pino, L. (2018). Pensamento e atitudes dos alunos do Ensino Primário em relação à matéria e ao professor de Educação Física. Sportis, 4(2), 349-363.
⦁ Lara Carrazco, N. I. (2015). Validación de la encuesta" Actitudes hacia la Educación Física" (Tese de Doutorado, Universidade Autónoma de Nuevo León).
⦁ Martínez, B. J. S. A., Urrea, A. B., Valenzuela, A. V., Mármol, A. G., & Ibáñez, J. C. (2018). Desportivismo, prazer e atitudes em relação aos alunos de Educação Física do Ensino Secundário. Agora para Educação Física e Desporto, 20(2), 319-340.
⦁ Ministério da Educação (2018), Unidade Curricular e Avaliação, Currículo 2018. Chile: recuperado de https://www.curriculumnacional.cl/614/articles-34970_recurso_plan.pdf
⦁ Montilla, J. A. P. (2013). A importância da prática da actividade física. EmásF: revista digital de educação física, (20), 4-7.
⦁ Morales J, et al (2017) Attitudes towards physical education of students within the entire secondary education of a public school in Talca (Thesis for the degree of Bachelor of Education), Universidad Católica del Maule, Talca, Chile.
⦁ Moyano, A. C., Pacheco, M. M., & Urbieta, C. T. (2018). Processos psicossociais em Educação Física: atitudes, estratégias e clima motivacional percebido. Desafios: novas tendências em educação física, esporte e recreação, (34), 19-24.
⦁ OPAS Chile (2018), Obesidade. Chile: recuperado de ⦁ https://www.paho.org/chi/index.php?option=com_content⦁ &⦁ view=article⦁ &⦁ id=179:obesidad⦁ &⦁ Itemid=1005
⦁ Reguero Martín, A. (2015). Interesse do estudante em Educação Física.
⦁ Ticona Quispe, D. C. (2017). Atitudes para a Educação Física dos alunos da Instituição de Ensino Secundário Callacami da Província Chucuito Juli área-2016.
⦁ Vélez, A. J. G. (2018). Atitudes dos Alunos do Segundo Ciclo do Ensino Básico e Secundário Rumo à Educação Física. Journal of physical education: Renewing theory and practice, (150), 3-10.
⦁ Vite, C., Alfredo, F., & Zamarripa Rivera, J. I. (2015). Aspectos motivacionais no abandono e no retorno à atividade física. Journal of Exercise Science FOD, 10(10), 16-24.