Comparação dos níveis de agilidade em crianças em idade escolar praticantes e não praticantes de judô: um estudo seccional
Por Wescley Rufino de Queiroz (Autor), Rodrigo Gomes de Souza Vale (Autor), Leandro Lima Silva (Autor), Carlos Soares Pernambuco (Autor), Rodolfo Alkmim Moreira Nunes (Autor), Ignácio Antônio Seixas-da-Silva (Autor).
Em Revista de Educação Física - Centro de Capacitação Física do Exército v. 88, n 3, 2019.
Resumo
A agilidade é fundamental para o judô, uma luta que demanda força e potência e utiliza mudanças bruscas de direção. Pouco se investigou, no Brasil, a respeito da qualidade física agilidade em crianças escolares pré-puberes.
Objetivo: Comparar o nível de agilidade entre crianças praticantes e não-praticantes de judô de uma escola pública.
Métodos: Pesquisa descritiva de corte transversal comparativa, da qual participaram 77 crianças de ambos os sexos: 47 praticantes de judô e 30 não praticantes. Teste t de Student para amostras independentes foi aplicado para a comparação entre os grupos.
Resultados: Os praticantes regulares de judô exibiram maiores níveis de agilidade (10,98±0,79 segundos) do que os não praticantes de judô (13,48±0,74 segundos) e a diferença foi significativa (p=0,0001).
Conclusão: Crianças que praticam judô apresentaram níveis maiores de agilidade do que as participantes de iniciação esportiva em outras modalidades, sugerindo que o treinamento de judô pode favorecer o desenvolvimento dessa capacidade física mais do que as demais modalidades. Outros estudos de intervenção devem ser conduzidos para esclarecer essa associação.