Comparação dos perfis de treinamento, antropométrico e de desempenho físico entre diferentes posições no voleibol masculino Sub-19
Por Artur Avelino Birk Preissler (Autor), Pedro Schons (Autor), Guilherme Pereira Berriel (Autor), Luiz Fernando Martins Kruel (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
As exigências físicas e técnicas no voleibol variam conforme a posição do jogador. A evolução das regras da modalidade tem intensificado a especialização das posições, principalmente em níveis competitivos. No entanto, ainda é incerto se jogadores da categoria Sub-19 apresentam essas características específicas. Nesse contexto, conhecer os perfis de jovens atletas pode auxiliar na orientação do treinamento e na detecção de talentos. OBJETIVO: Comparar os perfis de treinamento, antropométricos e de desempenho físico de jogadores de voleibol masculino Sub-19 em diferentes posições. MÉTODOS: Foram avaliados 353 jogadores do sexo masculino (16,89 ± 0,76 anos), participantes do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais Sub-19. Os dados de perfil de treinamento foram obtidos por questionário (tempo de prática, sessões semanais de treinamento físico e técnico). As variáveis antropométricas analisadas foram massa corporal, estatura e envergadura. O desempenho físico foi mensurado por meio de testes de mudança de direção, sprint de 10 metros, alcance no salto de bloqueio e alcance no salto de ataque. A comparação entre posições (levantador, líbero, ponteiro, oposto e central) foi realizada por ANOVA one-way (α<0,05). RESULTADOS: Opostos e centrais apresentaram menor tempo de experiência no voleibol (p<0,001), mas maiores valores nas medidas antropométricas (p<0,001). Além disso, o alcance nos saltos de bloqueio e ataque desses jogadores foi maior do que o de levantadores e líberos (p<0,001). Não houve diferenças significativas entre posições para sprint e mudança de direção. CONCLUSÃO: Jogadores do voleibol masculino Sub-19 demonstram características distintas conforme a posição, especialmente nos aspectos antropométricos e desempenho físico. Essas informações podem auxiliar treinadores na definição de posições mais adequadas e no planejamento de treinamentos específicos para jovens atletas.