Comparação dos Tempos de Rally e Efetividade das Ações Entre Voleibol Profissional e Escolar Sub-19
Por Frederico Souzalima Caldoncellli Franco (Autor), João Batista Ferreira-júnior (Autor), Miguel Barros Monteiro (Autor), Rogério Silva Bittencourt (Autor), Julia de Freitas Andrade (Autor), Wilian dos Santos Bento (Autor).
Resumo
Este estudo teve como objetivo comparar os tempos de rally e o padrão de complexos e de ações realizados no voleibol profissional e escolar sub-19. Foram avaliados um jogo de voleibol masculino e feminino da Superliga Brasileira (SL - voleibol profissional) e um jogo de uma equipa dos Jogos dos Institutos Federais (JIF - voleibol escolar sub-19) por meio do software Adobe®Premiere®Pro e analisou-se os tempos de rallies e seus intervalos, a percentagem (%) da densidade, os tipos e números de complexos e das ações nos rallies, além do ponto obtido no rally. Nos jogos de voleibol escolar sub-19 e feminino exibiram maiores tempo de rally e % da densidade, reduzindo o tempo de recuperação. No jogo de voleibol escolar sub-19 realizou-se um maior número de complexos no rally que o profissional. Os complexos com 3 e 1 ações foram os mais executados e exibiram maior ocorrência de pontos. O escalão dos sub-19 mostrou uma maior ocorrência de pontos por meio de erros de fundamentos (bloqueio, defesa e ataque), já nos jogos profissionais ocorreram mais pontos de ataque. Erros de serviço na superliga masculina foram mais relevantes que nas demais categorias. Conclui-se que o voleibol escolar sub-19 difere do profissional nos tempos de rallies e padrões dos complexos e ações, devido à menor experiência no desporto.