Comparação do Efeito de Amortecimento de Cinco Diferentes Modelos de Tênis Utilizados em Aulas de Educação Física Escolar
Por Júlio M. Guerra (Autor), Sônia C. Corrêa (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 7, n 3, 2008.
Resumo
Na educação física escolar os alunos correm, saltam e se deslocam para todos os lados, seja em um esporte ou em um jogo recreativo. Normalmente, os calçados usados nas aulas são os mesmo calçados utilizados no dia a dia. Na adolescência, os alunos são muito ligados à aparência e a status, sendo assim suas roupas, na maioria das vezes, refletem seu estilo. Com material esportivo não é diferente, os alunos em geral, desejam comprar os novos modelos de tênis das marcas mais famosas. A cada temporada, novos tênis são lançados, mas nem sempre esses novos calçados trazem melhoras funcionais para os usuários. Partindo da hipótese que os tênis mais vendidos diminuem, significativamente, as ações das forças que agem sobre o pé e podem, desse modo, ajudar a diminuir lesões, foram testados cinco dos modelos mais vendidos de duas das maiores fabricantes de material esportivo no mundo. Após os testes observou-se que nenhum modelo possui diferença significativa em relação ao pé descalço para as duas forças do eixo vertical e para a força de frenagem do eixo antero-posterior, sendo que na força de impulsão no eixo antero-posterior os tênis tiveram pior desempenho que o pé descalço, porém os tênis testados aumentam o tempo para se chegar ao primeiro pico vertical. Conclui-se, então, que esses tênis não diminuem a ação das forças estudadas, porém como aumentam o tempo para se chegar ao primeiro pico de força podem, em parte, contribuir para evitar lesões em relação ao pé descalço.