Resumo

A adolescência é propícia à implementação de intervenções que estimulem estilos de vida saudáveis, especialmente quando há envolvimento com esportes. O objetivo deste estudo foi comparar a atividade física, a aptidão física e a qualidade de vida dos adolescentes que praticam e não praticam esportes após a escola. A amostra foi composta por 374 adolescentes, 198 meninos e 176 meninas, com média de idade de 16,35 ± 0,65 e 16,19 ± 0,67 anos. O questionário QAFA foi utilizado para avaliar o nível de atividade física e o Fitnessgram foi utilizado para avaliar a aptidão física. O KIDSCREEN-52 foi utilizado para avaliar a percepção da qualidade de vida. One-way ANOVA foi realizado para comparações (p> 0,05). Meninos e meninas que não praticavam esportes apresentaram menores níveis de atividade física e aptidão física quando comparados aos praticantes de esportes pós-escolares e outro tipo de exercício físico regular (p <0,01). Meninos e meninas praticantes de esportes pós-escolares também apresentaram maiores escores para percepção de qualidade de vida (p ≤ 0,01). Adolescentes praticantes de esportes pós-escolares apresentaram maiores níveis de atividade física e melhor percepção de qualidade de vida. Os componentes da aptidão física foram melhores para os adolescentes envolvidos em esportes após as aulas e para aqueles que se dedicam a outras modalidades de exercício físico. Adolescentes praticantes de esportes pós-escolares apresentaram maiores níveis de atividade física e melhor percepção de qualidade de vida. Os componentes da aptidão física foram melhores para os adolescentes envolvidos em esportes após as aulas e para aqueles que se dedicam a outras modalidades de exercício físico. Adolescentes praticantes de esportes pós-escolares apresentaram maiores níveis de atividade física e melhor percepção de qualidade de vida. Os componentes da aptidão física foram melhores para os adolescentes envolvidos em esportes após as aulas e para aqueles que se dedicam a outras modalidades de exercício físico.

Referências

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