Comparação Entre Limiar de Esforço Percebido e Indicadores de Máximo Estado Estável de Lactato em Exercício Intermitente
Por Luiz Augusto Buoro Perandini (Autor), Nilo Massaru Okuno (Autor), Daniel Müller Hirai (Autor), Herbert Gustavo Simões (Autor), Edilson Serpeloni Cyrino (Autor), Fábio Yuzo Nakamura (Autor).
Em Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano v. 9, n 4, 2007. Da página 351 a -
Resumo
O limiar de esforço percebido contínuo (LEPc) pode ser considerado como ponto de transição metabólica entre os domínios intenso e severo, pois se relaciona com a potência crítica. Dessa forma, os objetivos do presente estudo foram: (1) verifi car a possibilidade de estimativa do LEP e de um indicador de máximo estado estável de lactato em exercício intermitente (LEPi e MEELINDIC), (2) comparar o LEPi e MEELINDIC com o máximo estado estável de lactato intermitente (MEELi), e (3) verifi car a relação entre a PSE e as respostas de lactato sangüíneo ([La]) em esforços intermitentes de alta intensidade. Dez participantes foram submetidos a sessões de familiarização, teste de esforço progressivo, testes preditivos intermitentes e determinação do MEELi. O LEPi e o MEELINDIC foram estimados a partir dos testes preditivos, e o MEELi foi determinado a partir de testes de 30 minutos. As correlações entre as taxas de aumento da PSE e [La] (r=0,77), e os valores absolutos de PSE e [La] (r=0,78) foram moderadas. Os altos valores de R2 das taxas de aumento da PSE e [La] e das regressões lineares para a estimativa do LEPi e do MEELINDIC sugerem que essas variáveis podem ser estimadas de forma acurada. As intensidades do LEPi, MEELINDIC e MEELi não foram diferentes entre si. O LEPi e MEELINDIC apresentaram altas correlações com o MEELi (r=0,90 e r=0,80, respectivamente). Portanto, a relação entre a PSE e [La] é moderada, e tanto o LEPi quanto o MEELINDIC podem ser estimados e utilizados como indicadores de capacidade aeróbia.