Comparação Entre Métodos Antropométricos de Avaliação do Estado Nutricional em Criançãs
Por Carlos Alberto Nogueira de Almeida (Autor), Rubens Garcia Ricco (Autor), Maria Priscila Cescato Nogueira (Autor), Luis Antônio Del Ciampo (Autor), Leris Salete Bonfanti Haeffner (Autor).
Em VI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Para o pleno exercício das atividades físicas, especialmente aquelas ligadas ao esporte, é fundamental que o indivíduo desfrute da melhor saúde possível. Em todo o mundo, especialmente nos países pobres, a desnutrição é um dos mais sérios problemas de saúde entre as crianças (SHAAR & SHAAR, 1993), levando ao surgimento ou ao agravamento de numerosas doenças. O conhecimento do estado nutricional da criança reveste-se de grande importância no sentido de se conhecer o seu potencial físico e intelectual, permitindo também que se avalie indiretamente a condição do meio em que vive essa criança (PUCCINI et al., 1996). Considerando-se que é prática freqüente, principalmente nas escolas brasileiras, a realização de medidas antropométricas como exame prévio para atividades de educação física, este trabalho tem por objetivo comparar quatro métodos clássicos de avaliação do estado nutricional usando peso, estatura, perímetro braquial, perímetro craniano e idade, ou seja, medidas de fácil obtenção, a fim de comparar os resultados obtidos através de cada um deles.