Resumo

O teste de Impulsão Horizontal (IH) e de Impulsão Vertical com auxílio (IVC) e sem auxílio dos braços (IVS) tem sido largamente empregados em baterias de aptidão física geral, com o sentido de determinar as características de força de membros inferiores no sentido vertical (IVC e IVS) e horizontal (IH). O objetivo deste estudo foi verificar a associação existente entre estes testes e assim, foram aplica dos a: Grupo I = 651 escolares (E) da rede municipal de ensino público sendo 331 do sexo masculino (M) e 320 do sexo feminino (F) na faixa etária de 7 a 18 anos; Grupo II = 137 atletas a nível de Seleção Estadual sendo 75 do sexo masculino e 62 do sexo feminino nas modalidades de: Atletismo (A), Basquetebol (B), Ginástica Olímpica (G), Natação (N), Pugilismo (P) e Voleibol (V); Grupo III = 45 atletas de nível Nacional sendo 23 do sexo masculino e 22 do sexo feminino nas modalidades de Basquetebol (B) e Voleibol (V). Os coeficientes de correlação encontrados foram os seguintes: 
Grupo I = EM e EF correlações significantes e moderadas com IVS e IVC (0.40 a 0.69). 
Grupo II = M: A,B,G,N,P e V correlações significantes altas em IVS e IVC (0.70 a 0.89). E: A,B,G,N e V; correlações significantes moderadas em IVC. 
Grupo III = M: correlações significantes moderadas nos grupos B e V em IVC e V em IVS. F: correlações significantes e altas, em 3 COM JUS e IVC. 
Os autores concluem que: a) há uma correlação relativa (moderada) entre os testes de IV e IH em escolares de ambos os sexos; b) há uma correlação forte (moderada e alta) entre os resultados de IVC e IH em atletas M e F dos grupos II e III, sendo essa correlação válida apenas para M quando consideramos IVS. 

Acessar Arquivo