Resumo

Objetivo:

O monitoramento da intensidade de esforço durante as práticas esportivas é essencial para o controle e planejamento do treinamento esportivo. Essa análise pode
ocorrer através da frequência cardíaca (FC) devido à relação linear existente entre essa e o consumo de oxigênio. O objetivo deste estudo foi comparar a intensidade de esforço entre as modalidades Futebol de campo e Futsal através do monitoramento da FC de jogadores universitários em jogos competitivos.

Métodos e Resultados:

Participaram do estudo doze homens saudáveis, idade: 22 ± 2,8 anos, que foram monitorados durante um jogo completo de Futebol de campo e um jogo de Futsal. Sendo que os jogadores foram monitorados em dois jogos de futebol de dois de futsal afim de compor a amostra. A intensidade de esforço dos jogos foi considerada como a média de FC dos dois tempos de jogo. A frequência cardíaca média (FCmédia) dos jogadores foi maior nos jogos de Futsal em comparação com o Futebol de campo (p<0,01), tanto em valores absolutos (173,5 ±12,5 e 182,0 ± 7,9 bpm) em batimentos por minuto (bpm) quanto em valores relativos (87,3 ± 3,4 e 91,7 ± 2,3 %FCmáx) para o futebol e futsal respectivamente. A FCmáx, que foi determinada como a maior FC identificada durante os monitoramentos dos jogos de Futsal, não foi diferente em comparação com os jogos de Futebol de campo (p<0,05)
Conclusão:

Conclui-se que o jogo de Futsal apresenta uma maior média de FC, em comparação ao Futebol de campo quando jovens praticantes foram avaliados em ambas as modalidades.