Editora EEFEUSP. Brasil 2012. None páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

A competitividade das nações no esporte, estudada através de pesquisas comparativas das políticas para o esporte de alto rendimento é um tema atual da Ciência do Esporte no contexto internacional. Até o momento, não havia a participação de grupos de pesquisa brasileiros em consórcio de pesquisa internacional voltado para a problemática de políticas para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento.

Desde 2009 os Grupos de Estudo e Pesquisa em Esporte e Treinamento infanto-juvenil (GEPETIJ) e em Gestão do Esporte (GEPAE), tem desenvolvido trabalho conjunto de pesquisa com o consórcio SPLISS "Sports Policies Leading to Sporting Success".

Atualmente somos responsáveis no Brasil pela realização do projeto de pesquisa "Competitiveness of Nations In Elite Sport - an international comparison of elite Sport policies and climate (2011-2012)", que conta com a participação de 17 países.

Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Educação Física e Esporte da USP em 2010 (Protocolo número 2012/12).

São objetivos deste projeto de pesquisa:

1. Aumentar e melhorar o conhecimento sobre a efetividade de políticas para o Esporte de alto rendimento de diferentes nações em relação ao esporte em geral, e o clima geral para o esporte de alto rendimento para atletas, treinadores e gestores esportivos;

2. Informar aos elaboradores de políticas e pesquisadores sobre o desenvolvimento internacionalde política num ambiente competitivo crescente; permitir às nações participantes realizarem benchmark das mesmas com outros países rivais;

3. Refinar um modelo teórico de fatores de política esportiva que levem ao sucesso internacional e melhorar o suporte metodológico para realizar comparações internacionais;

4. Desenvolver um ranqueamento de competitividade mundial para o ranking de política de  esporte de alto rendimento possa ser usado pelas nações para as mesmas se auto avaliaremperante critérios definidos que são considerados fatores chaves importantes de sucesso na política para o esporte de alto rendimento.

Acessar Arquivo