Integra

Introdução: O espaço femoro-tibial, analisado a partir de imagens de raio X, tem sido usado como um dos métodos de diagnóstico e monitoramento da osteoartrite (OA) de joelho. Entretanto, diferentes formas de apoio do membro inferior (monopodal x bipodal) podem apresentar diferentes resultados devido à diferente sobrecarga mecânica.

Objetivo: Avaliar as diferenças no mínimo espaço intra-articular medial (MEIAM) entre imagens obtidas com apoio monopodal x bipodal.

Materiais e Métodos: Uma rotina matemática (Matlab 7.9) foi utilizada para calcular o MEIAM de 30 joelhos varos. Um fator de correção de distorção das imagens foi calculado para cada distância foco-transdutor (150cm bipodal; 100cm monopodal). Uma ANOVA de um fator (?=0,05) foi utilizada para comparação da variação em milímetros (mm) do MEIAM entre três diferentes grupos: saudáveis (S=10), osteoartrite (OA=8) e osteoartrite assintomáticos (OAA=12).

Resultados: A variação do MEIAM foi maior no grupo S (1.13±1.32mm) quando comparada a dos grupos OA (0.02±0.02mm; p=0,01) e OAA (0.05±0.06mm; p=0,008), enquanto essa variação foi semelhante (p=0,936) entre os grupos OA e OAA.

Discussão: O MEIAM é dependente tanto da integridade de estruturas periarticulares (como ligamento, tendão e músculos), quanto da resposta destas estruturas na transposição do eixo de suporte da carga corporal (ESCC) para um único membro. Esse ESCC é deslocado para o centro do joelho na busca da manutenção do equilíbrio durante o apoio monopodal. Logo, um realinhamento entre os segmentos é gerado, aumentando o MEIAM. Este aumento ocorreu em menor magnitude para os grupos OA e OAA devido ao MEIAM mais reduzido antes da transposição da carga e a uma possível redução do comprimento do ligamento em relação ao grupo S, que possui uma articulação mais íntegra.

Conclusão: Joelhos com OA têm menor capacidade de ajuste do MEIAM após a transposição de bipodal para monopodal em relação a joelhos saudáveis.

E-mail da apresentadora: ralupion@gmail.com