Resumo

OBJETIVO:
Comparar os efeitos do treinamento de força realizado com Vibração Localizada e sem vibração no número de repetições máximas.

MÉTODOS:
Após realização do teste de uma repetição máxima (1RM), todos os voluntários foram submetidos a dois diferentes protocolos de treinamento de força. O primeiro protocolo foi realizado a partir de 1 série de rosca direta, no equipamento cross over, à 70% de 1RM, com o número máximo de repetições. No segundo protocolo foram utilizadas as mesmas normativas, entretanto, foi aplicada vibração localizada a partir da vibração do cabo do equipamento. O número de repetições máximas obtidas nos dois protocolos foi comparado a partir do Teste T pareado. O nível de significância adotado foi de 0,05.

RESULTADOS:
Não foi encontrada diferença significativa entre o número de repetições máximas obtidas no treinamento de força realizado com vibração localizada (17.0 ± 3.1) e no treinamento sem vibração (17.3 ± 3.0).

CONCLUSÃO:
A aplicação de vibração localizada no exercício de rosca direta, durante o treinamento de força, não altera o número de repetições máximas.