Comparação Postural Entre Um Guidão Convencional de Bicicleta e Um Guidão Elíptico
Por Luciana Almeida Chaebub Rodrigues (Autor), Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Serra (Autor), Marina Germano de Souza Liporaci (Autor), Renata Almeida Chaebub Rodrigues (Autor), Thaís Bertoco (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 25, n 3, 2019.
Resumo
Introdução
O ciclismo vem sendo incentivado, não apenas como forma de diminuir a poluição ambiental, mas também para melhorar a saúde das pessoas. Para muitos, a bicicleta é o único meio de transporte. Diante desse crescimento e do possível risco de lesões devido ao uso excessivo da bicicleta, foi desenvolvido um guidão elíptico com o propósito de modificar a empunhadura da mão e antebraço e melhorar a postura do ciclista.
Objetivo
Comparar as angulações da coluna vertebral com o guidão convencional e o guidão elíptico.
Métodos
Participaram deste estudo 26 indivíduos, que pedalaram por dois minutos com o guidão elíptico e dois minutos com o guidão convencional, a fim de comparar a angulação da coluna vertebral em cada tipo de guidão. As imagens foram filmadas e avaliadas pelo programa de avaliação cinemática Kinovea. A análise estatística foi realizada pelo programa Graphpad Prism 7.
Resultados
Observou-se que 88% dos participantes obtiveram angulação da coluna vertebral mais ereta com o guidão elíptico, apresentando diferença estatisticamente significativa (p = 0,0001).
Conclusão
Tendo em vista que os guidões foram colocados em posições similares de apoio, foi possível observar, de acordo com os dados quantificados, que a postura é mais ereta e, portanto, mais adequada quando o guidão elíptico é usado. Nível de Evidência II; Estudos Diagnósticos – Investigação de Teste Diagnóstico.