Comparação do Tempo de Reação Simples e de Escolha Entre Atletas de Ginástica Olímpica e Não Praticantes de Atividade Física Orientada
Por João Vitor Alves Pereira Fialho (Autor), Alessandro Teodoro Bruzi (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Dentre as diversas capacidades perceptivo-motoras, o tempo de reação (TR) destacase por ser uma das melhores medidas da integridade do sistema nervoso central, que
primariamente reflete a velocidade no processamento de informação, interpretado
como o tempo necessário para a tomada de decisão e a iniciação da ação. A prática
de atividade física pode acarretar numa melhora dessa capacidade, porém poucos
estudos procuraram investigar o efeito da prática de atividade física nos dois tipos de
tempo de reação: TR simples (TRs) e TR de escolha (TRe). Com isso, o presente
estudo teve como objetivo investigar o efeito da atividade física ginástica olímpica
no TRs e TRe entre dois grupos: ginastas e pessoas sedentárias. Participaram desse
estudo 11 atletas de ginástica olímpica (GG), experientes em sua prática esportiva,
com tempo de prática M=4,45 e SD=0,93, e 10 pessoas não praticantes de atividade
física orientada (GC), com a idade dos sujeitos de ambos os grupos de M=15,89 e
SD=1,06. Os sujeitos foram submetidos a dois tipos de testes: um para medição do
TRs e o outro para medição do TRe. Para a realização do teste de reação de escolha,
foi utilizado como instrumento a Unidade de Sistema de Viena (versão 6.0), composta
por um aparelho que mede o tempo de reação de escolha conectado a um computador
que foi responsável pelo registro dos dados. O teste de reação simples foi realizado
no aparelho MULTPSY 821 (BIO-DATA, version 2.1988), e o teste utilizado foi o
Reaction Time (REAK). A análise dos resultados foi feita através do teste t de
Student para amostras independentes com o objetivo de comparar as variáveis
intermitentes dos grupos experimentais: média da idade, do TRs e do TRe e o
desvio padrão do TRs e do TRe. Para a análise das variáveis categóricas, ou seja,
médias do número de respostas corretas, atrasadas, erradas e omissas, foi utilizado o
teste de Mann-Whitney. O teste t de Student não detectou diferença estatística para
as medidas idade e média e desvio padrão do TRe (p>0,05). Porém detectou diferença
significativa na média [T(df=19)=2,398, p=0,027] e desvio padrão [T(df=19)=2,152,
p=0,044] do TRs, com o grupo GC apresentando tempos mais altos que o grupo
GG. O teste Mann-Whitney não detectou diferença significativa para as variáveis
categóricas (p>0,05). Os resultados encontrados indicam a importância da prática
de atividade física para a melhora da capacidade de tempo de reação, mais precisamente
o tempo de reação simples.