Resumo

O nosso estudo teve como objectivo analisar as práticas pedagógicas dos estudantes da Faculdade de Educação Física e Desporto em escolas do Município da Matola na perspectiva de olhar para o sentir, o pensar e o agir dos futuros professores em formação. O estudo foi realizado nas Escolas Primária de Bunhiça, Machava Km 15, Secundárias de Khobe e Machava Sede, que se encontram a 30 Km da capital do país, Maputo. A amostra foi constituída por 24 estudantes do 2° e 3° Ano da Faculdade que realizaram as práticas pedagógicas nas 4 escolas em 2015. A técnica utilizada para a recolha de dados foi a observação e o instrumento foi um guião de observação e uma máquina fotográfica. O guião era constituído por 3 categorias (instrução, gestão e clima). Para análise de dados usamos a estatística descrita. Os resultados obtidos mostram que a maior dificuldade encontrada pelos estudantes foi na gestão do tempo e espaço de aulas. Em duas escolas, os espaços são suficientes para a realização das aulas mas a sua ocupação cria dificuldades para a gestão do tempo da aula e do clima por parte dos estudantes. Em outras duas escolas, o pequeno espaço era compartilhado por 4 estudantes o que tornava ainda mais difícil a gestão do espaço, tempo e clima da aula e turma. Constatamos igualmente que os estudantes produziam o material com recursos aos meios locais em todas as escolas o que melhorou a prestação motora dos alunos.

Acessar