Resumo

Com as constantes mudanças decorrentes do uso da tecnologia e da comunicação, o acesso à informação requer em certos contextos a adoção de estratégias, com o objetivo de localizá-la de forma eficiente. A Competência em Informação (CoInfo) surge da preocupação com a formação em pesquisa e do uso das tecnologias por parte de futuros profissionais. Na área da saúde, o uso da informação científica fundamenta a tomada de decisão, pois os resultados de pesquisa potencialmente podem vir a ser transformados em ação. Assim essa pesquisa propõe, como objetivo geral, mapear a competência em informação dos graduandos da área da saúde na utilização de fontes de informação para fins de pesquisa científica, com base nos padrões de competência em informação para o ensino superior da Association of College and Research Libraries - ACRL. Como objetivos específicos, pretendeu-se: identificar o processo de busca e uso da informação dos graduandos (de todos os períodos) dos cursos do Instituto de Saúde e Sociedade da UNIFESP/BS; comparar o desempenho com os padrões 1 (um) ao 5 (cinco) da ACRL; identificar o conhecimento do docente dos cursos do Instituto de Saúde e Sociedade da UNIFESP/BS em relação ao tema; e verificar se o objetivo do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Instituto de Saúde e Sociedade da UNIFESP/BS, que se propõe a formar um profissional com ampla formação científica, vem sendo cumprido no contexto do desenvolvimento da competência em informação dos estudantes. A pesquisa trata-se de um estudo transversal do tipo descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa. Foi aprovada pelo CEP/UNIFESP (655903/2014). A coleta de dados foi por meio de questionário semiestruturado do tipo Survey, elaborado com base nos padrões de competência em informação para o ensino superior da Association of College and Research Libraries ? ACRL. A amostra foi composta por 318 graduandos e 38 docentes do Instituto de Saúde e Sociedade da Unifesp/BS dos cursos de graduação em Educação Física ? modalidade saúde, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social. Foi constatado em relação aos docentes, que: a maioria indica fontes de informação e usam tecnologias para o ensino, mas, não consideram suficiente a formação em pesquisa e o uso dessas tecnologias por parte dos graduandos. O conceito de CoInfo ainda é pouco conhecido. Em relação aos discentes, identificou-se: dificuldades em estabelecer a necessidade de informação, pouco conhecimento em relação ao acesso as bases de dados disponíveis, dificuldades em avaliar a qualidade das fontes de informação utilizadas, necessidade de se discutir o uso ético da informação e desconhecimento do conceito de CoInfo. Ao identificar o perfil informacional dos graduandos, foram propostas diretrizes para a elaboração do programa de CoInfo nas bibliotecas da UNIFESP/BS. Os benefícios de se estudar a competência em informação são muitos, estudos internacionais vêm comprovando que o uso de programas nas universidades, com a participação de bibliotecários e docentes, tem sido fundamental na capacitação dos discentes no uso efetivo da informação.

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