Resumo

O objetivo da presente tese foi investigar competência motora e a relação entre percepção de competência motora (PCM), competência motora (CM) e atividade física (AF) através de quatro estudos. O primeiro uma revisão sistemática de literatura sobre a relação entre PCM, AF e CM; o segundo faz um diagnóstico da competência motora de crianças de 3 a 10 anos investigando as diferenças de meninos e meninas; o terceiro investiga a relação entre PCM, CM e IMC em crianças de 4 a 7 anos de idade; e o quarto investiga a relação entre AF nas aulas de educação física, competência motora e IMC em dois grupos, um de crianças mais novas (5-7 anos) e outro de crianças mais velhas (8-10 anos). Quanto a metodologia na revisão de literatura pesquisamos os artigos sobre o assunto publicados em 5 base de dados (MEDLINE; CINAHL; SPORT DISCUS; ERIC e PHYSICAL EDUCATION). O conteúdo foi avaliado quanto à metodologia, base teórica, resultados e qualidade. Nos demais estudos CM foi avaliado através do TDMG-2, PCM através do “Self- perception Profile for Children” e o “Pictorial Scale of Perceived Competence and Acceptance for Youg Children”, AF através de pedômetros e o IMC foi calculado com base no calculador do CDC (2008). Os resultados apontaram para a necessidade de mais estudos considerando as mudanças ao longo do tempo, ou comparando faixas etárias afim de auxiliar na compreensão da interação entre PC, CM e AF. Alem disso, meninos e meninas apresentaram atrasos no desempenho das habilidades motoras, bem como meninos apresentaram desempenho superior em relação as meninas. A relação entre PCM, AF e CM se fortaleceu para as mais velhas. Além disso, IMC é um melhor preditor de PCM do que CM; e CM é um melhor preditor de AF do que IMC.

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