Competência motora de pré-escolares brasileiros avaliada pelo teste TGMD-2: uma revisão sistemática
Por Alessandro Hervaldo Nicolai Ré (Autor), Maria Teresa Cattuzzo (Autor), Josael Pereira da Silva Júnior (Autor), Martin Dario Villanueva (Autor), Mellina Maria do Lago Manso Silva (Autor), Guilherme dos Santos (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
O Teste de Desenvolvimento Motor Grosso (TGMD-2) é um teste discriminante e referenciado por normas utilizado para avaliar o nível de competência de crianças de 3 a 10 anos. O objetivo do presente estudo foi revisar sistematicamente os resultados de estudos brasileiros que examinaram o desenvolvimento motor de crianças pré-escolares por meio do teste TGMD-2, considerando as diferentes regiões do Brasil, bem como analisar os resultados relacionados aos fatores associados ao o desempenho no teste TGMD-2; revisamos as bases de dados LILACS e SCIELO utilizando o termo "TGMD-2" como descritor, buscando estudos originais publicados de 2007 a 2018, com texto completo disponível, nos idiomas português e inglês, que avaliaram o desempenho motor em crianças pré-escolares utilizando o TGMD -2; a extração de dados incluiu itens: primeiro autor, local, periódico, objetivos, delineamento, características da amostra, resultados de desempenho dos testes e fatores relacionados; a qualidade dos estudos também foi avaliada. Os dez estudos incluídos na revisão indicaram diferenças no desempenho motor nas diferentes regiões. Sinais de melhor desempenho motor foram encontrados em crianças de escola particular e que praticam atividade física orientada por profissional de educação física.