Competência Motora em Crianças do Ensino Público da Cidade de São Paulo
Por Alessandro Hervaldo Nicolai Ré (Autor), Mariana Cardoso Tudela (Autor), Carlos Bandeira de Mello Monteiro (Autor), Beatriz de Araujo Antonio (Autor), Mellina Maria do Lago Manso Silva (Autor), Carolina M. C. Campos (Autor), Guilherme dos Santos (Autor), Maria Teresa Cattuzzo (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 29, n 1, 2018.
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a competência motora em escolares de baixo nível socioeconômico e comparar os resultados entre os sexos e faixas etárias. Participaram 529 crianças entre 3 e 10 anos de idade matriculadas em escolas públicas na região Leste da cidade de São Paulo. A competência motora foi avaliada por meio do Test of Gross Motor Development (TGMD-2) e as análises usaram dados brutos e padronizados (percentis). Foi realizada a comparação do desempenho entre sexos e faixas etárias por meio da análise de variância de 2 fatores e o teste qui-quadrado foi utilizado para comparar a proporção de crianças nos três níveis de classificação (percentil <15, CM muito baixa; 15-30, CM baixa; >30, CM normal). Considerando a classificação original do TGMD-2, 76,4% das meninas e 70,5% dos meninos apresentaram competência motora muito abaixo do esperado para a idade (percentil < 15) e em ambos os sexos houve queda estatisticamente significante nos percentis de classificação nas idades mais avançadas. Esses resultados sugerem que, possivelmente, a qualidade dos estímulos ambientais atualmente disponíveis a essas crianças não seja suficiente para o desenvolvimento da competência motora