Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo conhecer a grau de capacitação (Profissional dos alunos da habilitação especifica para o magistério - 2a grau das escolas pertencentes à rede estadual de ensino no que se refere à disciplina Educação Física Infantil. Os dados de 226 respondentes e de seus 17 professores foram levantados através de questionários, entrevistas, análise dos planos de curso encontrados nas escolas-amostras escolhidas aleatoriamente. Procurou-se analisar, também, em que medida os recursos humanos e materiais incidiram na qualidade do ensino ministrado. Foi observado que este componente curricular. da forma como vem sendo ministrado, não tem atendido às expectativas da clientela. Tal falha se inicia no processo de seleção do professor especialista, na sua formação académica inadequada, na ausência de uma supervisão eficaz e na falta de identificação da disciplina nesta habilitação, além dos recursos ~os e materiais serem insatisfatórios. Assim sendo, o aluno oriundo deste curso, no que se refere à Educação Física Infantil, não apresenta condio3es satisfatórias para o desempenho profissional, e, provavelmente, implementará esta atividade na pré-escola e nos iniciais do 1a. Grau, de forma inconsistente e inadequada.

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