Resumo
Constatando a não existência de um referencial teórico que avalia o trabalho do professor-técnico em relação às suas prioridades dentro da interdependência performance e educação, desenvolveu-se este estudo com o objetivo de levantar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao professor-técnico de voleibol atuante na categoria mirim masculino, estabelecendo as suas competências básicas no desempenho da função, delineando assim o seu perfil profissional. A metodologia utilizada foi a Técnica de Delfos, para a qual formou-se um painel com 10 integrantes, que atuaram como professores-técnicos no Rio de Janeiro na categoria mirim masculino durante o ano de 1985. Estes selecionaram de uma listagem inicial de 65 itens, 8 relativas a conhecimentos, 16 relativas a habilidades e 16 relativas a atitudes. O estudo permitiu as seguintes conclusões: (a) não há evidências significativas de uma compatibilidade nas manifestações do Esporte-educação e Esporte-performance; (b) não há interesse significativo dos professores-técnicos pela investigação científica; (c) a obrigatoriedade da licenciatura em Educação Física não obteve prioridade entre as competências selecionadas; (d) há tendências evidentes de se favorecer maior importância a um lado prático do que teórico; (e) a psicologia de aprendizagem tem uma prioridade significativa no que diz respeito ao seu conhecimento.