Resumo

A dupla carreira representa o processo de formação esportiva em concomitância com a formação educacional ou vocacional. As competências da dupla carreira são caracterizadas pelas habilidades que permitem os atletas combinarem efetivamente a formação educacional com a carreira esportiva. Até o atual momento não há evidências sobre as competências da dupla carreira de estudantes paratletas brasileiros. OBJETIVO: Comparar as competências da dupla carreira de estudantes paratletas conforme nível de competição. MÉTODOS: 58 estudantes paratletas (Midade= 26,2 + 11,3; 67,2% masculino) de diferentes modalidades participaram desse estudo. Os atletas foram categorizados conforme nível de competição (Escolar, Estadual, Nacional e Internacional). O instrumento utilizado foi a versão brasileira do Dual Career Competency Questionnarie for Athletes, que avalia as atitudes de estudantes atletas e apresenta quatro fatores: Gestão da dupla carreira (GDP), Planejamento de carreira (PC), Consciência emocional (CE) e Inteligência social e adaptabilidade (ISA). Foi realizado o teste ANOVA-One Way com post hoc de Hochberg. O pressuposto de homogeneidade de variância foi avaliado por meio do teste de Levene. RESULTADOS: Teste de Levene demonstrou que os grupos apresentaram homogeneidade de variância GDP [(Levene (3, 54) = 0,82; p > 0,05)], PC [(Levene (3, 54) = 0,99; p > 0,05)], CE [(Levene (3, 54) = 0,57; p > 0,05)] e ISA [(Levene (3, 54) = 2,09; p > 0,05)]. Os resultados da ANOVA demonstraram que houve diferenças entre os grupos nos fatores CE [F(3) = 3,294, p < 0,05; h2 = 0,155] e ISA [F(3) = 3,404, p < 0,05; h2 = 0,159]. Teste post-hoc de Hochberg, demonstrou que foram encontradas diferenças significativas entre o grupo de nível escolar e nacional para o fator CE [(ΔM = -0,55; EP = 0,18; p < 0,05; IC 95% (-1,06 - -0,03)] e uma diferença marginalmente significativa entre os mesmos grupos e o fator ISA [(ΔM = -0,45; EP = 0,18; p = 0, 61; IC 95% (-0,96 - 0,04)]. CONCLUSÃO: Estudantes paratletas de menor estrato competitivo possuem um escore menor nas competências CE e ISA quando comparados ao nível nacional. Cabe ressaltar que as competências que apresentaram diferenças estão relacionadas aos aspectos de saúde mental e socialização. Esse desfecho pode potencializar pesquisas associadas aos aspectos de saúde mental de estudantes-paratletas, além de estimular diversos setores e agentes responsáveis que compõem esse cenário.

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