Resumo

Este trabalho reporta-se a uma avaliação realizada ao término do projeto de ensino “Meio ambiente por inteiro: ciclo de oficinas sobre educação ambiental e qualidade de vida” desenvolvido no curso de Educação Física de uma universidade pública de Santa Catarina. Este estudo objetivou apresentar as ressonâncias da participação de alunos na organização do referido projeto, discutindo como eles próprios se autoavaliaram e perceberam a manifestação de competências relacionadas à formação profissional. Trata-se de uma investigação descritiva exploratória com abordagem qualitativa dos dados, que contou com a participação de 12 estudantes, sendo nove do curso de licenciatura e três do curso de bacharelado em Educação Física, os quais por sua vez, responderam um questionário construído e validado para este estudo, cujos dados foram sistematizados no software NVivo 9.2 e analisados seguindo as orientações da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que os estudantes perceberam como pontos positivos da inserção deste projeto de ensino, a possibilidade de discussões, até então, inéditas no contexto da instituição formadora, o que contribuiu para a aprendizagem, conscientização e reflexão acerca das questões socioambientais. Os alunos do bacharelado, especificamente, perceberam positivamente a manifestação de competências pontuais, como por exemplo, a capacidade de relacionamento e a dedicação, enquanto os alunos da licenciatura apontaram diferentes questões positivas que sugerem o transcender das competências, ou seja, uma metacompetência. Na visão dos alunos, a iniciativa e a postura pró-ativa foram manifestadas com mais frequência entre os estudantes da licenciatura; no entanto todos os alunos demonstraram exercitar tal competência, uma vez que, sem orientação prévia, informaram modificar hábitos relacionados ao ambiente, compartilhando os conhecimentos adquiridos com outras pessoas. Conclui-se que projetos de ensino, tais como o ora apresentado, podem se mostrar como alternativas interessantes para novas propostas de intervenções pedagógicas.

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