Resumo

Identificar as competências necessárias aos docentes dos cursos superiores de Turismo e Hotelaria no Brasil, sob a ótica de discentes e docentes.

Método: Pesquisa quantitativa, descritiva e transversal. Aplicou-se questionário eletrônico acerca de 36 indicadores de comportamentos de 13 competências com escala Likert de 5 pontos. Com amostragem não probabilística por conveniência, foram obtidas 199 respostas de estudantes e professores de 15 estados brasileiros, vinculados aos cursos superiores na área do Turismo. Os dados foram analisados com estatística descritiva (médias, desvios-padrão e coeficientes de variação) e inferencial não paramétrica de comparação de grupos para verificar eventuais diferenças na percepção dos respondentes.

Relevância/Originalidade: Investigar competências de docentes na área do Turismo e Hotelaria no Brasil sob diferentes óticas de discentes e docentes.

Resultados: Validou-se a necessidade das competências e indicadores de comportamento propostos no instrumento, sendo as mais necessárias: Relacionamento, Comunicação, Liderança e Experiência Prática; a menos necessária: Exigência. As demais competências validadas foram: Didática, Domínio na área de conhecimento, Comprometimento, Flexibilidade, Planejamento, Empatia, Criatividade e Domínio de tecnologias. Em sete indicadores de comportamento foram identificadas diferenças na percepção dos investigados, sendo que, em quatro, os alunos consideraram mais necessárias e são vinculadas às competências de Experiência Prática, Criatividade, Planejamento e Domínio de Tecnologias, enquanto, em três, os docentes consideraram como mais relevantes e são vinculadas às competências de Liderança e Relacionamento.

Contribuições: Identificar as competências necessárias aos docentes para subsidiar a formulação de programas de capacitação docente e/ou políticas acadêmicas que possibilitem ações de desenvolvimento de competências pelas instituições, de modo a contribuir com uma melhor formação profissional dos discentes, além de aportar sugestões ao incremento do processo ensino-aprendizagem nos cursos de Turismo e Hotelaria.

Acessar