Competências Profissionais em Educação Física: Uma Abordagem Ao Longo da Carreira Docente
Por Gelcemar Oliveira Farias (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Amândio Braga dos Santos Graça (Autor), Paula Maria Fazendeiro Batista (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar as competências profissionais elucidadas na carreira docente de professores de Educação Física escolar. Participaram 64 professores de Educação Física da rede
pública municipal de Porto Alegre – RS. Na coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por perguntas abertas e fechadas, cujas respostas foram categorizadas a partir do modelo de competência
profissional de Cheetham; Chivers (1998), com o emprego do Software Nvivo 7.0. No conjunto de competências analisadas, identificou-se que professores mais experientes são aqueles que em suas
trajetórias se sobressaem as competências funcionais, caracterizadas pela competência específica do ofício e de organização e gestão. Destaca-se que a dimensão social e vocacional foi preponderante no
decorrer da carreira docente, em detrimento da dimensão intrapessoal da competência social e pessoal. Apesar da importância da ética à profissão docente, a dimensão competência ética e valores não foi expressiva nas unidades de registro deste estudo.