Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar as competências profissionais elucidadas na carreira docente  de professores de Educação Física escolar. Participaram 64 professores de Educação Física da rede 
pública municipal de Porto Alegre – RS. Na coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por  perguntas abertas e fechadas, cujas respostas foram categorizadas a partir do modelo de competência 
profissional de Cheetham; Chivers (1998), com o emprego do Software Nvivo 7.0. No conjunto de  competências analisadas, identificou-se que professores mais experientes são aqueles que em suas 
trajetórias se sobressaem as competências funcionais, caracterizadas pela competência específica do  ofício e de organização e gestão. Destaca-se que a dimensão social e vocacional foi preponderante no 
decorrer da carreira docente, em detrimento da dimensão intrapessoal da competência social e pessoal.  Apesar da importância da ética à profissão docente, a dimensão competência ética e valores não foi  expressiva nas unidades de registro deste estudo. 

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