Competição, Educação e Sociedade: em Busca da Compreensão do Sentido/significado da Competição na Escola e na Aula de Educação Física no 1º Grau
Por Ivane A. Assunção (Autor), Patrícia do Prado (Autor), Cleber G. Casagrande (Autor), Gabriel Humberto Muñoz Palafox (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
Motivados, principalmente, por aspectos de caráter político-ideológico, a partir de 1984 os professores da ESEBA/UFU suspenderam a prática de Competições Esportivas (CE) entre alunos de 5a a 8a séries. Em, 1993, depois de passar por um processo de reflexão crítica em torno da temática e, baseados na valorização do trabalho coletivo, reintroduziram-na com a perspectiva de modificar seus valores negativos e transformá-la num espaço de formação da cidadania. Utilizando como referencial a Pesquisa Participante, a Análise Documental e a Estatística Inferencial, procuramos descrever o processo realizado, verificar seu impacto pedagógico e apontar elementos críticos capazes de subsidiar uma melhor compreensão sobre a proposta implementada. Dentre outros aspectos, verificamos através de um questionário construído e aplicado pelos professores da escola que, 43,07% dos alunos consideraram positiva a forma de organização de evento; 26,84% ressaltaram a importância positiva da participação de todos (incluindo professores), sendo que 13,71 % criticaram a desunião no momento da competição; 69,84% avaliaram que os jogos transcorreram num bom clima (sem muitas discussões, conflitos, com motivação e equilíbrio entre as equipes formadas) e, por outro lado, 72,44% discordaram da sistemática de premiação adotada, sendo positiva para 36,84%. Os resultados sugerem, apesar das dificuldades encontradas, que é possível utilizar a CE dentro de um sistema de valores diferentes dos tradicionalmente veiculados (vencer a qualquer custo e reforço do individualismo, dentre outros), comprometendo a EF com a luta pela superação do modelo de sociedade atual e a busca, de fato, das mesmas possibilidades de crescimento e desenvolvimento para todos os seres humanos.