Resumo

A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas nos padrões de atividade física entre adolescentes, tornando essencial analisar essas variações ao longo do tempo.

Objetivo: Analisar mudanças (de 2019 a 2022) na atividade física de intensidade leve e moderada a vigorosa em diferentes segmentos do dia escolar de adolescentes.

Métodos: Este estudo, com delineamento longitudinal, envolveu estudantes (15,6 ± 0,8 anos) do ensino médio integrado ao Ensino técnico de três institutos federais da grande Florianópolis, em 2019 e 2022. Os adolescentes preencheram um questionário on-line e as informações sobre a proporção de tempo gasto em AFL e AFMV foram medidas usando acelerômetros Actigraph GT3X+ derivado da aceleração bruta (ENMO) e agregado nos seguintes períodos do dia escolar: antes da escola, durante a escola, depois da escola e tempo de livre. As mudanças foram avaliadas com modelos mistos lineares generalizados.

Resultados: A amostra incluiu 233 participantes (52% do sexo feminino, média de idade 15,6 ± 0,8) dos quais 153 permaneceram até 2022. A atividade física reduziu em todos os segmentos de tempo, exceto AFL durante o tempo de lazer. Antes da escola, a AFL reduziu de 24,81 min/dia em 2019 para 21,23 min/dia em 2022 e a AFMV de 3,80 minutos para 3,31 min/dia de 2019 para 2022. Durante o período escolar, a AFL diminuiu de 66,54 min/dia para 61,25 min/dia e a AFMV de 8,20 min/dia para 6,70 min/dia. Após a escola, a AFL reduziu de 24,48 min/dia para 22,76 min/dia e a AFMV de 5,38 min/dia para 3,90 min/dia. No tempo livre, a AFMV reduziu de 21,65 min/dia para 18,60 min/dia.

Conclusão: Reduções significativas no tempo em atividade física de diferentes intensidades foram observadas em todos os períodos. Intervenções para promover atividade física entre os jovens, especialmente em um contexto pós-pandemia, se faz necessárias, independente do período do dia.

Acessar