Resumo

A coordenação motora e a aptidão física do jovem, que se caracteriza pelos movimentos básicos de andar, correr e saltar, depende do seu crescimento, desenvolvimento e maturação. O objetivo do estudo foi analisar a coordenação motora e aptidão física de 282 escolares, do sexo masculino, na faixa etária de 10 a 15 anos, classificados em diferentes estágios maturacionais, matriculados nas escolas de Arapiraca-AL. Foram avaliados, Coordenação (teste KTK); Massa Corporal Total (Balança Techline BAL-150PA®),estatura(estadiômetro Personal Caprice Sanny®); dobras Tríceps e Subescapular (adipômetro da marca Lange); Resistência de Força Abdominal Teste Abdominal em 1 Min); flexibilidade (Teste Sentar e Alcançar) e a Força Máxima ( Preensão - Dinamometria Manual).). Os resultados apontam para uma melhoria em todos os avaliados durante a puberdade. Com relação às dobras cutâneas, foi encontrado para a variável subescapular uma diferença significativa (p<0,05) entre os grupos pré-pubere, púbere, e pós-púbere. Para as tarefas do KTK, foi encontrada para o somatório das provas relacionadas ao Quociente Motor, uma crescente nas médias (Pré-Pub. 179±34,00 / Púb. 187±34,00 / Pós-Pub. 205±34,00) apresentando uma constante nos valores relativos ao desvio padrão em todos os estágios. Para os testes de aptidão física, foi encontrada uma melhora significativa no teste de preensão manual, onde se obteve aumento nas medianas entre os três estágios 23,50 (12,50-40,50), 30,00, (16,00-49,50) e 39,75 (24,00 – 51,00). Entre os escolares púberes, encontrou-se para QMT e o teste abdominal correlação positiva moderada no estágio da puberdade P2= 0,419 (p =0,002); correlação positiva fraca no estágio P3= 0,282 (p=0,020) e correlação positiva moderada para o estágio P4 = 0,406 (p= 0,001). Quando analisado a correlação entre QMT – Coordenação e variável flexibilidade, encontrou-se correlação positiva fraca para P3 = 0,345 (p= 0,005) Correlação positiva fraca e P4 = 0,383 (p=0,001). Na correlação para o QMT – Coordenação e a variável Força encontrou-se correlação positiva fraca para P3=0,313 (p=0,011). Conclui-se assim que a maturação interfere na coordenação motora e na aptidão física dos escolares.

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