Resumo

Hipergrafos são estruturas matemáticas que permitem representar relações simultâneas entre três ou mais variáveis, superando os limites das conexões binárias das redes tradicionais. No estudo do Comportamento de Movimento em 24 horas (CM24h), os hipergrafos possibilitam analisar, de forma integrada, como atividade física, tempo de tela e sono se relacionam em conjunto com a Competência Motora (CM) e as Funções Executivas (FE), refletindo a complexidade e interdependência desses fatores no desenvolvimento infantil. OBJETIVO: Investigar as relações entre os CM24h, a CM e as FE em crianças pré-escolares, a partir de hipergrafos. MÉTODOS: Participaram 92 crianças de creches de Juazeiro do Norte - CE. Um questionário sobre os CM24h das crianças para os pais e/ou responsáveis foi aplicado, o Test of Gross Motor Development - 3° para análise da CM e os testes Early Years Toolbox para avaliar as FE. Na análise foi utilizado o software Python e o pacote networkx. RESULTADOS: A análise dos hipergrafos apresentou 11 tripartites. A variável memória de trabalho esteve presente em cinco hiperarestas e se apresentou como um nó central nas relações com o CM24h, o sexo e os outros componentes cognitivos. A CM esteve relacionada às FE, mais precisamente à numeracia e ao controle inibitório, mas não apresentou associações com o CM24h. Maiores valores de entropia foram reportados para o controle inibitório (3.214), vocabulário (3.101) e controle de objetos (3.056), expressando a imprevisibilidade e diversidade de conexões possíveis que essas variáveis podem apresentar no sistema. CONCLUSÃO: Os resultados ressaltam a natureza complexa das variáveis, revelando que o desenvolvimento na primeira infância constitui um sistema dinâmico e complexo. Nesse cenário, os hipergrafos se destacam como uma ferramenta inovadora para mapear relações de ordem superior entre variáveis comportamentais, motoras e cognitivas, oferecendo subsídios valiosos para pesquisas e intervenções mais integradas na primeira infância.