Resumo

O desenvolvimento do esporte moderno está intimamente ligado à cultura, à sociedade e ao consumo capitalista. A globalização tem impulsionado a indústria esportiva, e o esporte ao longo do século XX tornou-se realmente um fenômeno cultural, passando a ter o endosso para acessar a cultura de consumo global, se tornando parte da indústria do entretenimento, e abrangendo uma ampla variedade de produtos e serviços relacionados ao esporte, incluindo os eventos esportivos (Smart, 2007). O consumo no esporte está relacionado não apenas à compra de produtos e serviços, mas também ao engajamento e ao uso desses serviços (Levy, 2017). É preciso ter atenção para estes aspectos quanto consideradas modalidades recém formalizadas, mas para além desse aspecto é ainda preciso manter atenção ao momento de profissionalização (Thorpe & Dumont, 2019), como é o do Basquete 3X3. A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) começou a sistematizar e organizar internacionalmente o Basquete 3X3 a partir de 2010, reconhecendo sua crescente importância e popularidade, culminando em sua inclusão nos Jogos Olímpicos em 2021 (Snoj, 2021). Os eventos esportivos desempenham um papel importante na promoção e desenvolvimento das cidades e regiões, impactando a cultura, a economia, a saúde e a participação esportiva local. Além de entretenimento, os eventos oferecem oportunidades de negócio para empresas parceiras e patrocinadores (Ribeiro & Correia, 2022). Com o desenvolvimento das novas mídias, as organizações esportivas precisam ter a preocupação constante em ajustar sua forma de comunicação e divulgação para alcançar o potencial público consumidor, e o estudo do comportamento do consumidor no esporte é crucial para identificar os motivos do seu engajamento (Padeiro, Rocco Junior & Vannucci, 2021; Schreyer & Ansari, 2022).

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