Resumo

O desenvolvimento do esporte moderno está intimamente ligado à cultura e ao consumo capitalista. A globalização tem impulsionado a indústria esportiva, que se tornou parte da indústria do entretenimento, abrangendo uma ampla variedade de produtos e serviços relacionados ao esporte, incluindo os eventos esportivos. O consumo no esporte está relacionado não apenas à compra de produtos e serviços, mas também ao engajamento e ao uso desses serviços. Para modalidades recém formalizadas, este aspecto é ainda mais importante, como é o caso do Basquete 3X3. A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) começou a sistematizar e organizar internacionalmente o Basquete 3X3 a partir de 2010, reconhecendo sua crescente importância e popularidade, culminando em sua inclusão nos Jogos Olímpicos em 2021. Os eventos esportivos desempenham um papel importante na promoção e desenvolvimento das cidades e regiões, impactando a cultura, a economia, a saúde e a participação esportiva local. Além de entretenimento, os eventos oferecem oportunidades de negócio para empresas parceiras e patrocinadores. Com o desenvolvimento das novas mídias, as organizações esportivas precisam ajustar sua forma de comunicação e divulgação para alcançar o potencial público consumidor, e o estudo do comportamento do consumidor no esporte é crucial para identificar os motivos do seu engajamento. Na literatura, pode-se considerar que é consenso entre teóricos e pesquisadores a existência de relação entre os motivos e a decisão da participação em esportes (atitudes e intenções), mas ainda se questiona a influência dos motivos na frequência de consumidores a eventos esportivos. O objetivo dessa pesquisa foi descrever o perfil e compreender as conexões de consumidores com a modalidade Basquete 3X3. Foi realizada pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa, aplicando questionário sobre o perfil demográfico e a conexão do consumidor de eventos da modalidade, segundo conectores identificados por Rein et al. (2008). Os resultados indicam maioria de consumidores do gênero masculino de até 34 anos, de atleta/praticante e espectador(a). Os conectores Fundamentais, de Comunicação Social e de Busca identificados demonstram, entre outros, a relevância das redes sociais e demandas acerca de ações voltadas ao entretenimento nos eventos. São apontadas possíveis limitações relativas à amostra e à coleta de dados. Conclui-se que os achados têm implicações teóricas relevantes quanto a aplicação do modelo de conectores estudados, e práticas para a gestão e o marketing de eventos da modalidade. Sugere-se que estudos futuros aprofundem o tema aplicando a outros eventos da modalidade e a outras modalidades esportivas recém implementadas em eventos internacionais.

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