Resumo

O comportamento dos consumidores chama a atenção de todos os setores na busca de proporcionar melhoria no atendimento de suas necessidades, desejos e expectativas. No esporte, o tema comportamento dos torcedores ainda é um tema pouco explorado, uma vez que os frequentadores dos eventos esportivos não são vistos, necessariamente, como consumidores de serviços e alguns se comportam de maneira agressiva e inapropriada.  O presente artigo propõe investigar o comportamento do torcedor de times de futebol, delineando uma discussão sobre seu comportamento dentro e fora do estádio. A metodologia utilizada foi estudo de caso. Os resultados apresentam um torcedor do grupo familiar, mais exigente, consciente e em busca de maior segurança e conforto. Entretanto, a minoria deve ser analisada com o devido cuidado.

REFERÊNCIAS

Ahuvia, A. C. (2005). Beyond the extended self: loved objects and consumers’ identity narratives. Journal of Consumer Research, v. 32, n. 1.

Aristóteles. “A Política”. In Os Pensadores. SP: Nova Cultural; 2000.

Bagozzi, R. P.; Gopinath, M.; Nyer, P. U. (1999) The role of emotions in marketing. Journal of the Academy of Marketing Sciense, v. 27, n. 2, p. 184-206.

Belk, R.; Ger, G.; Askegaard, S. (2003) The fire of desire: a multisided inquiry into consumer passion. Journal of Consumer Research, v. 30, p. 326-351.

Betti, M. (1998) A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus.

Blackwell, R.D., Miniard, P.W., and Engel, J.F. (2006). Consumer Behaviour (10th ed.). Mason, OH: Thomson South-Western.

Chade, Jamil. (2014) O final da Copa do Mundo foi vista por mais de um bilhão de pessoas. O Estado de São Paulo. Edição de 23 de setembro de 2014. Available at http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,final-da-copa-do-mundo-foi-vista-por-mais-de-um-bilhao-de-pessoas,1564835. Accessed in 2015.25.02.

Cohen, E. (1974) ‘Who Is a Tourist? A Conceptual Review’, Sociological Review 22: 27–53.

Connors, J. V., & Caple, R. B. (2005). A review of group systems theory. The Journal for Specialists in Group Work, 30(2), 93-110.

Consultório Etimológico. Qual a origem da palavra torcedor? Pergunta 6050. 15 de julho de 2007. Disponível em . Acessado em 02/03/2013.

Copa2014 (a). (2015) Portal da Copa. Site do Governo Federal sobre a Copa do Mundo da FIFA2014TM . Gasto de estrangeiros no Brasil bate recorde em 2014. Visitantes gastaram US$ 6,9 bilhões no país. O resultado teve forte influência da Copa do Mundo. Published in 25.01.2015. Available at http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/gasto-de-estrangeiros-no-brasil-bate-recorde-em-2014. Accessed in 2015.25.02.

Copa2014 (b). (2011). Arena do Jacaré. Disponível em http://www.copa2014.org.br/noticias/6340/RESERVA+DO+MINEIRAO+ARENA+DO+JACARE+ESTREIA+NA+LIBERTADORES.html. Acessado em 15/08/2011.

Costa, M. R. da. (1993) Os carecas do subúrbio: caminhos de um nomadismo moderno.Petrópolis, Vozes, 1993.

Crompton, J. (1979). Motivations for pleasure travel. Annals of Tourism Research 6 (4), 408-424.

Cunha, L. (1997). Economia e política do turismo, McGraw-Hill, Lisboa.

Di Vicenzi, Paulo. (2008). Marketing Eleitoral: Aprendendo com Campanhas Vitoriosas. Editora da Associação Brasileira de Consultores Políticos - ABCOP, 2008.

Dicionário Etimológico, 2013. Origem da Palavra Esporte. Disponível em http://origemdapalavra.com.br/pergunta/dicionario-etimologico/; Acessado em 01/03/2013.

Diógenes, G.M. (1998) Cartografias da cultura e da violência, gangues, galeras e o movimento hip hop. São Paulo, Anna Blume Ed./Governo do Estado do Ceará, 1998.

Elias, N. (1992) A busca da excitação (Tradução de Maria Manuela Almeida e Silva). Lisboa, Difel.

Elias, N. E Dunning, E. (1992) Deporte y ocio en el proceso de la civilización. Madrid, Fondo de Cultura Económica.

Emery, P.R. (2002) Bidding to host a major sports event: The local organising committee perspective, International Journal of Public Sector Management, Vol. 15 Iss: 4, pp.316 – 335.

Ernest & Young Terco/FGV. (2013) Copa 2014 vai gerar R$ 142 bi adicionais para economia brasileira. Disponível em . Acessado em 20/03/2013.

Ferreira, M.; Bravo, G. (2007) A multilevel model analysis of professional soccer attendance in Chile 1990-2002. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, Bristol, v. 8, n. 3, p. 254-271, 2007.

French, S. P., & Disher, M. E. (1997). Atlanta and the Olympics: A one-year retrospective. Journal of the American Planning Association. Summer97, Vol. 63 Issue 3, p379, 14p, 4 charts. Disponível em . Acessado em 15/08/2011.

Friedman, M. S., Powell, K. E., Hutwagner, L., Graham, L. M., & Teague, W. G. (2001). Impact of changes in transportation and commuting behaviors during the 1996 Summer Olympic Games in Atlanta on air quality and childhood asthma. Jama, 285(7), 897-905.

Frijda, N. H. The psychologists’ point of view. In: LEWIS, M.; HAVI-LAND-JONES, J. M. Handbook of Emotions. 2. ed. New York: Guilford Press, 2004.

Gil, Antônio Carlos. (1999) Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 5ª edição.

Hall, J.; O’Mahony, B. (2006) An empirical analysis of gender differences in sports attendance motives. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship. Bristol, v. 7, n 4, p. 334-345, 2006.

Heitmeyer, Wilhelm, Peter, Jörg-Ingo. (1992) Weinheim: Juventa. 180p.

Holbrook, Morris; Hirschman, Elizabeth C. (1982) The experiential aspects of consumption: consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of Consumer Research, v. 9, p. 132-140.

Holt, D. B. (1995) How consumers consume: a typology of consumption practices. Journal of Consumer Research, v. 22, n. 1, p. 1-16.

Hughson, J. (1997). The Bad Blue Boys and the magical recovery of John Clarke.In G. Armstrong & R. Giulianotti (Eds.), Entering the field: New perspectives onworld football (pp. 239-259). Oxford, UK: Berg.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo Demográfico 2013. Disponível em www.ibge.gov.br. Link válido 14 de fevereiro de 2014.

Kartakoullis, N. L., Kriemadis, A. E Pouloukas, S. (2009). Cyprus: A football Crazy Nation? Journal of Soccer and Society, 10 (2), 226-244. Routledge. Taylor and Francis Group.

Lei nº 10671, de 15 de maio de 2003: Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor e dá outras providências. - Presidência da República. Disponível em www.planalto.gov.br. Acesso em 15/08/2011.

Leiper, N. (2004) Tourism management (3rd ed). Australia: Pearson Education.

Lough, N.; Kim, A. Analysis of sociomotivations affecting spectator attendance at women’s basketball games in South Korea. Sport Marketing Quarterly. West Virginia, v. 13, n. 1, p. 35-42, 2004.

Mammana Neto, O. Representações de tribos juvenis no espaço urbano: primeiras reflexões. Revista Cordis, Revista Eletrônica de História Social da Cidade, São Paulo, n. 1, não paginado, 2009. Disponível em http://www4.pucsp.br/revistacordis/downloads/numero1/artigos/3_tribos_juvenis.pdf Acesso em: 5 fev. 2015.

Maples, Mary F. (1988) Group development: Extending Tuckman's theory. Journal for Specialists in Group Work 13.1: 17-23.

Marsh, P. (1978). Aggro: The illusion of violence. London: J. M. Dent.

McIntosh, R. N., Goeldner, Charles, R. & Ritchie, J.R. (2011). Tourism, Principles, Practices, Philosophies. Toronto: John Wiley and Sons, Inc. 734 pp

Minnaert, L. (2012). An Olympic legacy for all? The non-infrastructural outcomes of the Olympic Games for socially excluded groups (Atlanta 1996–Beijing 2008). Tourism Management, 33(2), 361-370.

Mullin, B. J., Hardy, S., & Sutton, W. (2014). Sport Marketing 4th Edition. Human Kinetics.

Nicholls, John A.F; Roslow, Sydney E Dublish, Sandpia (1999). “Brand Recall and Brand Preference at Sponsored Golf and Tennis Tournaments”, European Journal of Marketing, Vol. 33, No. 3/4, pp. 365-387.

Organização Mundial do Turismo - OMT. (1994) Introdução ao Turismo. Tradução de Dolores Martin Rodriguez Córner. São Paulo: Roca 2, 1994.

Ortiz, R. (org.). (1983) Gostos de classe e estilos de vida. In: BOURDIEU (ColeçãoGrandes Cientistas Sociais). São Paulo, Ática.

Pan, D. W. et al. Factors and differential effects on purchases of season tickets for intercollegiate basketball games. Journal of Sport Behavior, South Alabama, v. 20, v. 4, p. 125-142, 1997.

Park, C. W. and V. P. Lessig (1977), “Students and Housewives: Differences in Susceptibility to Reference Group Influence,” Journal of Consumer Research, 4 (2), 102–10.

Pease, D. G.; Zhang, J. (2001) Socio-motivational factors affecting spectator attendance at professional basketball games. International Journal of Sport Management, Boston, v. 2, p. 31-59, 2001.

Pimenta, Carlos Alberto Máximo. (2000) Novos processos de formação de jogadores de futebol e o fenômeno das ‘escolinhas’: uma análise crítica do possível”. In: ALABARCES,P. (org.). Peligro de gol. Estúdios sobre deporte y sociedad en América Latina. Buenos Aires, Clacso, 2000, p.75-97.

Ridinguer, L.; James, J. (2002) Female and male sport fans: a comparison of sport consumption motives. Journal of Sport Behavior. South Alabama, v. 25, n. 3, p. 260-278, 2002.

Simic, A. (1969). Management of the male image in Yugoslavia. Anthropology Quarterly, 42, 89-101.

Smith, G. (2001). Group development: A review of the literature and a commentary on future research directions. Group Facilitation, 3, 14-45.

Solomon, Michsel. (2008). O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo.7. ed. Porto Alegre: Bookman.

Souza, Gustavo Lopes Pires de. (2009) A responsabilidade civil à luz do estatuto do torcedor: clube punido por dano a torcedor durante comemoração de gol. De Jure (Belo Horizonte), v. 13, p. 261-271.

Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Versão 19.0 de 2012. Disponível em http://www-01.ibm.com/software/analytics/spss/downloads.html. Acessado em 20.07.2013.

Tamashiro, Helenita Rodrigues da Silva et al . Comportamento socioambiental do consumidor: um estudo com universitários do interior paulista. Prod., São Paulo, v. 22, n. 2, Apr. 2012 .Epub Mar 27, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65132012005000011.

Turner, J. C., M. A. Hogg, P. J. Oakes, S. D. Reicher, and M. S. Wetherell (1987), Rediscovering the Social Group: A Self Categorisation Theory, Oxford, UK: Blackwell.

UOL Esporte - Brasileirão começa no dia 8 de maio e terá pausa para Copa do Mundo. Publicado Online em 08/03 - 17h45. Disponível em http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias /03/08/brasileirao-comeca-no-dia-8-de-maio-e-tera-pausa-para-copa-do-mundo.jhtm. Link válido em 25.02.2015.

Whannel, G. (2014). The Paradoxical Character of Live Television Sport in the Twenty-First Century. Television & New Media, 15(8), 769-776.

Willis, P. (1990). Common culture: Symbolic work at play in the everyday cultures of the young. Milton Keynes, UK: Open University Press.

Zhang, J. et al. (2003) Understanding women’s professional basketball game spectators: sociodemographics, game consumption, and entertainment options. Sport Marketing Quarterly. West Virginia, v. 12, n. 4, p. 228-243, 2003.

Acessar