Comportamento da Fc Após Oito Sessões de Treinamento Combinado em Pacientes Sobreviventes de Câncer
Por Rafaela Silva Araujo (Autor), Fernanda Sá Carvalho (Autor), Amanda Aparecida Delfino (Autor), Sandro Fernandes da Silva (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivo:
Verificar o comportamento da FC pré e pós oito semanas de treinamento combinado em pacientes sobreviventes de câncer.
Metodologia:
Amostra:
Constituída por 13 sobreviventes de câncer (6 homens e 7 mulheres). Com idade média de 58,31 ± 11,57 anos. Todos os sujeitos assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido para participação no estudo, aprovado pelo comitê de ética da Universidade de Itaúna sob nº de protocolo 017/10. As atividades aconteceram na academia da Universidade Federal de Lavras, duas vezes por semana, totalizando oito sessões, A Freqüência cardíaca: Foi aferida por Monitor de Pressão Digital , WS-501 Techline. Sendo a mesma monitorada ao início e ao final de cada sessão .
Estatística:
Descritiva com comparação de média e desvio padrão. Foi utilizado o teste de Shapiro Wilk para verificar a distribuição da amostra e teste T para comparar a FC antes e após.
Resultados:
Os resultados encontrados apresentaram médias iguais a 79 + 13,08 Bpm para FC pré e 85 + 15,41 Bpm para FC pós. Encontrado-se diferença significativa somente na FC pós, com (p =0,0011). Sendo o nível de significância p<0,05.
Conclusão:
Observa-se um aumento significativo na FC pós da amostra estudada, isto pode ter ocorrido devido a uma gama de fatores, tais como: tempo de recuperação, intensidade do exercício mas principalmente pela retirada vagal.