Comportamento Motor e Educação Física Escolar: Uma Revisão dos Periódicos a Partir das Pesquisas de Intervenção
Por C. C. F. Bicalho (Autor), I. L. B. Lôbo (Autor), A. P. S. Moreira (Autor), G. G. Silva (Autor), J. R. V. Oliveira (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a partir de uma revisão integrativa a relação entre padrões de movimento e os métodos de investigação utilizados por pesquisadores e professores nas aulas de Educação Física. Para tanto, foi realizada uma busca nas bases de dados Scielo, Scopus e Google Acadêmico entre os anos de 2010 à 2014 combinando as seguintes palavras chaves: comportamento motor, desenvolvimento motor e educação física escolar. Foram encontrados nesta primeira busca 37 artigos. Foi adotado como critério de inclusão estudos com crianças e adolescentes, que abordavam o tema comportamento motor e educação física escolar envolvessem investigações a respeito das habilidades básicas do movimento humano. Foram excluídos todos os trabalhos que não pertenciam à Educação Física Escolar. Apos a aplicação dos critérios foram selecionados 14 artigos para avaliação. Os resultados encontrados indicam que o perfil da maioria dos estudos envolveram instituições públicas de ensino (71,42%) com até 50 voluntários (51%), de ambos os sexos (92%) e avaliação por indivíduo (42%). No que se refere ao design e instrumentos utilizados, 74% apresentaram características de estudo longitudinal, enquanto 28% não utilizaram testes específicos, e outros 28% aplicaram o TGMD-2. Apenas 14% utilizaram o KTK ou EDM para avaliação de variáveis do comportamento motor. Sobre investigações referentes às habilidades motoras observou-se a predominância de estudos envolvendo habilidades motora grossa (64%). Os estudos mostraram que os métodos mais utilizados são capazes de avaliar o desempenho motor das crianças, sendo possível identificar a partir da aplicação deles as dificuldades de execução nos diferentes tipos de habilidades motoras explorados pelas crianças e adolescentes nas aulas de Educação Física. No entanto, a carência de informações para aplicação dos procedimentos e compreensão dos intrumentos podem prejudicar a avaliação dos resultados. Sugere-se para tanto que o profissional de Educação Física seja capacitado para utililizar adequadamente as informações oferecidas pelos instrumentos. Assim, as possibilidades oferecidas são relevantes para os profissionais da Educação Física Escolar e para a construção da memória motora do aluno, refletindo na possibilidade de movimentos mais precisos, de conhecimento acerca de seu corpo, aumento do repertório motor, autoconfiança e melhora do sistema cognitivo.