Comportamento Pré e Pós da Saturação de Oxigênio em Adultos Jovens Durante Participação em Jogos Esportivos Recreativos
Por Francinaldo da Conceição (Autor), Carla Carolina Rodrigues da Silveira (Autor), Johnattas Vinícius Gonçalves de Assis (Autor), George Ivan da Silva Holanda (Autor), Hellis Paula Caires Santos (Autor), Samuel Gomes de Souza (Autor), Anderson Miguel da Cruz (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO: A oferta de oxigênio para o metabolismo energético é um dos fatores cruciais para a sustentação da tarefa motora, apresenta singular importância no mecanismo fisiológico de recuperação após a prática desportiva. OBJETIVO: Está pesquisa se propôs verificar a variação da saturação de oxigênio antes e após partidas recreativas de diferentes modalidades desportivas. METODOLOGIA: Realizou se testes de saturação de oxigênio em participantes de modalidades esportivas recreativas (homens e mulheres, a verificação foi realizada em 15 pessoas, com idades entre 19 e 40 anos). Os testes foram realizados em uma instituição de ensino superior, curso de Educação física, no horário matutino e vespertino, o aparelho utilizado para coleta de dados foi o oximetro de pulso. Foram tratados com estatística descritiva. RESULTADOS: Os resultados apresentados (gráfico 1), apresentaram a média pré atividade de: 97,93% (0,46) pós atividade 97,53% (0,99). Sinalizando uma pequena diferença entre as duas medições. CONCLUSÃO: Observou-se pequena diferença entre as duas circunstancias, pré e pós esforço físico recreativo, contudo não sinalizando uma modificação que comprometa a estabilidade do fornecimento de oxigênio para o metabolismo corporal.
Gráfico (1): media de saturação de oxigênio em adultos e jovens participantes de atividades esportivas/recreativas. CONCLUSÃO: Conclui-se deste trabalho, que a saturação de oxigênio dos participantes pré foi de 97,93 e pós 97,53 com um desvio padrão, pré 0,46 e pós 0,99. Tendo assim um decréscimo na pré e um acréscimo nos pós.