Comportamento Preferido de Liderança e Sua Influência no Desempenho dos Atletas
Por Maria Regina Ferreira Brandão (Autor), Debora Carchan (Autor).
Em Motricidade v. 6, n 1, 2010. Da página 53 a 69
Resumo
O objetivo desse estudo foi avaliar a percepção que atletas de voleibol têm sobre o com-portamento de seu treinador e sua relação com a atuação em jogos. Para tanto, foram avaliados 12 jogadores de uma equipe masculina de voleibol de alto rendimento brasilei-ra, com média de idade de 20.6 anos, através de uma única questão geradora. As respos-tas foram analisadas através do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostram que 75% dos atletas tendem a perceber o comportamento do treinador e sua influência na atuação de uma forma direta (―A liderança do técnico é essencial na minha atuação‖); 17% de uma forma subordinada (―Às vezes sim, às vezes não, depende...‖) e 8% de não influência (―Liderança e atuação são coisas distintas‖). Concluindo, pode-se dizer que há uma tendência dos jogadores perceberem que a forma como o treinador exerce sua lide-rança pode influenciar diretamente em sua atuação no jogo.