Comportamento Sedentário em Adolescentes: Prevalência e Fatores Associados
Por Camilo Luís Monteiro Lourenço (Autor), Hugo Ribeiro Zanetti (Autor), Paulo Roberto dos Santos Amorim (Autor), Jorge Augusto Pinto Silva Mota (Autor), Edmar Lacerda Mendes (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 26, n 3, 2018. Da página 1 a 10
Resumo
Este estudo objetivou determinar a prevalência do comportamento sedentário (CS) e analisar os fatores sociodemográficos, comportamentais, de hábitos alimentares e de saúde associados entre adolescentes. Este é um estudo transversal de base populacional escolar com participação de 1.009 adolescentes (55,0% de moças) de 14 a 19 anos das escolas públicas e particulares do município de Uberaba, Minas Gerais, Brasil. O CS foi determinado pelo tempo de tela (TT: assistir TV + jogar videogame + uso de computador) ? 2 h/dia. Empregou-se a regressão logística hierárquica para analisar os fatores sociodemográficos (sexo, idade, situação de estágio/trabalho, renda familiar, turno e série de estudo), comportamentais e de consumo alimentar (atividade física no lazer, participação nas aulas de Educação Física, consumo de frutas, frituras e refrigerantes) e de saúde (IMC, autopercepção do sono e da saúde) associados ao CS. A prevalência do CS foi de 81,6% (IC95%: 78,8 - 84,4) sendo maior entre os rapazes (84,9%: 82,6 - 87,2) do que nas moças (78,6%: 75,9 - 81,3, p = 0,018). Na análise ajustada, apresentaram maiores chances de apresentar o desfecho CS: os rapazes (OR = 1,78; IC95%: 1,23 - 2,56), aqueles do 1º ano (OR = 1,89; IC95%: 1,22 -2,94) e 2º ano de estudo (OR = 1,97; IC95%: 1,22 -3,17), não ter vínculo de estágio/trabalho (OR = 2,23; IC95%: 1,54 -3,23) e menor consumo de frutas (OR = 1,43; IC95%: 1,01 - 2,14). A prevalência do CS foi alta em ambos os sexos, sendo que o sexo masculino, pertencer as séries iniciais, não estagiar/trabalhar e o baixo consumo de frutas foram fatores associados ao CS. Os adolescentes aqui identificados com maiores chances de apresentar CS representam potenciais grupos para intervenções que objetivem a redução do entretenimento sedentário baseado em tela, seja em casa, na escola e no ambiente de estágio/trabalho