Resumo

Introdução: O comportamento sedentário (CS) tem sido considerado fator derisco para mortalidade por todas as causas e doenças crônicas nãotransmissíveis, independentemente do nível de atividade física, sugerindo assima necessidade de intervenções associadas às formas distintas de instrumentosde medidas e avaliação. Objetivo: Compreender o CS na escola através dacomparação entre duas medidas objetivas de avaliação e dos efeitos de umaintervenção em sala de aula sobre indicadores comportamentais e acadêmicos.Métodos: 61 escolares do 2o ano do Ensino Fundamental de uma escola públicade Aracaju/SE compuseram duas turmas de intervenção (n=34) e duas turmasde controle (n=27), onde foi realizado um ensaio clínico controlado, com aintrodução de lições fisicamente ativas nas turmas de intervenção. Foramrealizadas avaliações de CS (inclinômetro ActivPAL), atividade física(acelerômetro ActiGraph GT3X), desempenho cognitivo (Go/No Go, Busca visuale rotação mental) e desempenho acadêmico (notas) no início, após 3 meses eapós 9 meses. Os dados da avaliação inicial compuseram o primeiro estudo, decaráter transversal, sendo utilizados para comparação do tempo sedentárioobtido através do ActiGraph GT3X com o tempo sentado e em pé do ActivPAL,adotando Teste T de Student pareado, correlação de Pearson e plotagem deBland-Altman nas análises. O segundo estudo analisou os efeitos da intervençãoconsiderando os três momentos de avaliação, utilizando modelos de Equaçõesde Estimativas Generalizadas. Resultados: Ao comparar o ActiGraph GT3Xcom o ActivPAL, o tempo médio (min) em CS foi diferente (134,2 vs 120,3; p<0,001), embora apresentasse correlação (r = 0,53; p <0,001), com viés de 13,9min/d e limites de concordância (95%) entre 61,5 e 33,7 min/d. Ao comparar amedida do tempo sedentário do ActiGraph GT3X com a soma do tempo sentadomais o tempo em pé do ActivPAL, também foram observadas diferenças notempo médio (134,2 vs 177,0; p <0,001), a correlação mostrou-se mais forte (r =0,75; p <0,001), mas o viés foi maior (-42,8 [IC95%: -15,3 a -70,3]). Ao analisar
os efeitos da intervenção, a mesma foi efetiva em reduzir o tempo em pé (empontos percentuais) entre a avaliação inicial e 3 meses (-4,1 [IC95% -8,1 a -0,06]), enquanto aumentou o tempo andando entre a avaliação inicial e 3 meses,entre 3 e 9 meses e entre a inicial e 9 meses, respectivamente: 2,7 (IC95% 0,7a 4,7), 2,0 (IC95% 0,1 a 3,9) e 4,7 (IC95% 2,7 a 6,6). Também houve reduçãono tempo em atividades estacionárias entre a avaliação inicial e 3 meses (-4,7 [IC95% -7,6 a -1,8]), entre 3 e 9 meses (-10,3 [IC95% -12,7 a -7,8]) e entre ainicial e 9 meses (-15,0 [IC95% -18,6 a -11,4]), e aumento no tempo ematividades físicas leves entre a avaliação inicial e 3 meses, entre 3 e 9 meses eentre a inicial e 9 meses, respectivamente: 3,3 (IC95% 1,1 a 5,6), 7,7 (IC95% 5,9a 9,6) e 11,1 (IC95% 8,5 a 13,7). O grupo intervenção aumentou o número deacertos no teste Go/No Go entre o momento inicial e 3 meses (0,8 [IC95% 0,2 a1,3]) e entre o momento inicial e 9 meses (0,8 [IC95% 0,1 a 1,5]) com interaçãogrupo vs tempo (início aos 3 meses: p = 0,004; início aos 9 meses: p =0,010).Todavia, sem impacto no desempenho acadêmico dos alunos. Conclusões: Otempo sedentário derivado do ActiGraph GT3X deve ser utilizado com cautelapara avaliação do CS, podendo ser interpretado como atividades estacionárias.A intervenção com lições fisicamente ativas em sala de aula melhorou aspectoscomportamentais e cognitivos dos estudantes.

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