Comportamento Sedentário no Lazer e Sua Associação com Atividade Física no Contexto Escolar de Crianças no Sul do Brasil
Por Maria Alice Altenburg de Assis (Autor), Lays Tomazoni Gripa (Autor), Giovâni Firpo Del Duca (Autor), Marina Christofoletti (Autor).
Resumo
O objetivo foi investigar a prevalência de comportamento sedentário no lazer e sua associação com indicadores demográficos, turno de estudo e atividade física no contexto escolar de crianças da rede municipal de ensino de Florianópolis, SC. O instrumento utilizado na amostra representativa de escolares do 2º ao 5º ano foi o questionário online Web-CAAFE, com indicações de atividades realizadas e alimentos consumidos no dia anterior. Dentre as 1831 crianças investigadas (8,75 anos [DP±1,03]; 52,2% sexo masculino), o comportamento sedentário no lazer foi de 56,1% (IC95%: 51,1; 61,1). Verificou-se uma associação do desfecho com o aumento da idade (7 anos: RP 1,00; 8 anos: RP 1,23; 9 anos: RP 1,40; 10 anos: RP 1,45; p<0,001) e com a inatividade física no turno de estudo (RP 1,36 [IC95%: 1,21; 1,52]). Conclui-se que a proximidade com a adolescência e a falta de atividade física no contexto escolar foram aspectos relacionados com a adoção de comportamento sedentário