Comportamento Sedentário no Recreio Escolar e Fatores Sociodemográficos Associados
Por Diego Augusto Santos Silva (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 21, n 2, 2010.
Resumo
Objetivou-se verificar a prevalência do sedentarismo no recreio escolar e fatores sociodemográficos associados em estudantes do ensino fundamental e médio da rede estadual de Aracaju, Sergipe. Informações sociodemográficas e de atividade física (AF) no recreio foram coletadas por meio de questionários em uma amostra de 973 estudantes. Os estudantes foram classificados, de acordo com o padrão de AF no recreio, como "sedentários" e "ativos". As características da amostra indicaram que a maior parte era do sexo feminino (56,9%), de nível econômico médio (59,9%), cursava o ensino fundamental (50,1%) e era constituída de alunos sedentários no recreio (58,2%). Os grupos de alunos com maiores probabilidades de sedentarismo foram o sexo feminino (RP:1,37; IC95%:1,16-1,63) e os do ensino médio (RP:1,40; IC95%:1,18-1,65). Observou-se que mais da metade era sedentária no recreio e que, independentemente do nível econômico, os estudantes do sexo feminino e do ensino médio são os grupos com maiores probabilidades de apresentar tal comportamento.