Resumo

A primeira infância é um período crítico para o desenvolvimento da autorregulação (AR), uma habilidade fundamental para o sucesso escolar e competência socioemocional. Estudos recentes têm destacado o papel dos comportamentos de movimento em 24 horas - atividade física, comportamento sedentário e sono - no desenvolvimento da AR. No entanto, a relação entre a composição desses comportamentos e a AR na primeira infância, em especial ao domínio comportamental, ainda carece de evidências robustas, especialmente em populações de países de baixa e média renda. Objetivo: Investigar a associação entre a composição dos comportamentos de movimento em 24 horas e a AR comportamental em pré-escolares; e examinar as mudanças previstas na AR comportamental a partir da realocação do tempo entre diferentes comportamentos. Métodos: Participaram do estudo 223 crianças (4 a 5 anos; média = 4,65 ± 0,48 anos) matriculadas em centros municipais de educação infantil de Petrolina (PE). A atividade física (AF) e o comportamento sedentário foram avaliados por acelerometria (ActiGraph wGT3X), e o tempo de sono foi relatado pelos responsáveis. A AR comportamental foi mensurada por meio do teste Head-Toes-Knees-Shoulders Revised (HTKS-R), validado para o contexto brasileiro. Utilizou-se análise composicional para investigar associações entre os comportamentos e a AR comportamental, e análise isotemporal para estimar efeitos de substituições de tempo entre os comportamentos. Resultados: A composição dos comportamentos de movimento explicou 13% da variância na AR comportamental. A realocação de 5, 10 ou 15 minutos do tempo de sono e da AF moderada a vigorosa para AF leve ou comportamento sedentário foi associada a níveis mais altos de AR comportamental. Conclusão: Sugere-se uma possível influência positiva da AF leve e do comportamento sedentário sobre a AR comportamental em pré-escolares. No entanto, tais relações devem ser mais exploradas em estudos longitudinais e de intervenção, considerando a qualidade de tais comportamentos.

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