Comportamentos Mnésicos em Crianças nos Processos de Evolução e Reconhecimento de Objetivos
Por Alejandra Castro (Autor), Janara C. Iung (Autor), Anabell R. Lima (Autor), Marcia C. Silva (Autor), Ermínia M. Spat (Autor), Jefferson Thadeu Canfield (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 5, n 1, 1994. Da página 40 a -
Resumo
relação existente nos processos de evocação e reconhecimento de objetos em crianças da mesma idade, considerando categorias sensoriais e sexo, foi o objetivo deste trabalho. Uma amostra de 60 crianças foi distribuída num delineamento multifatorial, constituído pelas variáveis: processos mnésicos (evocação e reconhecimento), categorias sensoriais (visual e tátil) e sexo. A tarefa consistiu na evocação de 13 objetos previamente percebidos através das categorias visual e tátil, e seu posterior reconhecimento entre outros objetos. Os estímulos utilizados pertenceram ao âmbito de pequenos objetos de uso do cotidiano das crianças. Os resultados indicaram que os escores de reconhecimento de uma série de objetos são superiores aos de evocação; os escores de evocação visual são superiores aos de EVOCAÇÃO tátil, não acontecendo o mesmo no processo de reconhecimento; os meninos obtiveram melhores escores de reconhecimento que as meninas, não existindo diferença significativa entre ambos nos escores de evocação.