Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) está baseado na tríade de sintomas da desatenção, da hiperatividade e da impulsividade que interferem frequente e persistentemente no funcionamento e desenvolvimento levando a prejuízos psicossociais ao longo da vida. Pessoas com o TDAH podem apresentar dificuldades nas interações sociais, que são agravadas pela coocorrência do transtorno de oposição desafiante (TOD). Este estudo investigou o perfil socioemocional de escolares do ensino fundamental II com indicativos do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em dois contextos: nas aulas de educação física e no âmbito familiar. A amostra foi composta por 14 escolares, com média de idade de 12 anos e com indicativos do TDAH. O instrumento SNAP-IV foi utilizado para selecionar a amostra e classificar o TOD. Para avaliação dos aspectos socioemocionais foi utilizado o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Em relação ao gênero, a prevalência do TDAH foi de 78.6% (masculino) e 21.4% (feminino). As meninas apresentaram mais indicativos da apresentação predominantemente desatenta e os meninos apresentaram mais indicativos da apresentação combinada. A prevalência do TOD no âmbito familiar foi de 35.7% e de 7.1% na escola. As porcentagens de concordâncias entre pais e professores foram 57.1% no SNAP-IV, 64.3% no SDQ, 85.7% no Pro-social e a discordância de 57.1% para o TOD. O comportamento pró-social foi classificado como normal tanto no ambiente familiar quanto no escolar, permitindo inferir que os escolares possuem empatia e solidariedade. As dificuldades totais foram classificadas como anormais nos dois contextos. O TOD foi mais relatado pelos responsáveis. Sugerimos que em futuros estudos as subescalas do SDQ sejam pontuadas separadamente para uma melhor avaliação dos comportamentos socioemocionais.

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