Composição coreográfica em ginástica rítmica no ensino médio
Resumo
O objetivo da presente pesquisa foi observar o processo de composição coreográfica da Ginástica Rítmica (GR) e a motivação para a escolha da música e da ideia-guia entre estudantes do Ensino Médio. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário, e os resultados foram avaliados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Assim sendo, observou-se que a motivação tanto para a escolha musical como para a ideia-guia apresentou uma dicotomia autorreferente versus heterorreferente. As dificuldades identificadas pelos alunos foram o desafio físico, a criatividade e as habilidades comunicativas e sociais. A vivência de se apresentar e de assistir às apresentações atuou como um impulso instigador à experiência estética. Desta forma, a experimentação da GR promoveu atividades criativas e experiências expressivas, ainda que sugira a necessidade de desenvolvimento mais aprofundado sobre como realizar o processo de criação e de incorporação de ideias e emoções nas composições coreográficas.:
REFERÊNCIAS
AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas: Editora da UNICAMP, 2013.
BALCELLS, M. C.; MARTÍN, C. T.; ARGILAGA, M. T. A.; DINUŠOVÁ, M. Instrumentos de observación ad hoc para el análisis de las acciones motrices en Danza Contemporánea, Expresión Corporal y Danza Contact-Improvisation. Apunts. Educación Física y Deportes, v. 1, n. 95, p. 14-23, 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
BOAVENTURA, P. L. B. Possibilidades de transformação da ginástica rítmica em esporte-conteúdo das aulas de Educação Física Escolar. Cadernos de Formação RBCE, v. 5, p. 45-55, 2014.
BOAVENTURA, P. L. B. Técnica, estética, educação: os usos do corpo na ginástica rítmica. 2016. 445 p. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/175883. Acesso em: 09 out. 2023.
CARBINATTO, M. V.; PATRÍCIO, T. L.; HENRIQUE, N. R.; ALMEIDA, C. M. D.; BATISTA, M. S.; SILVA, E. C. F.; CORRÊA, L. S.; SILVA, D. F.; EHRENBERG, M. C. Perfil dos protagonistas de um festival on-line e suas obras. In: CARBINATTO, M. V.; EHRENBERG, M. C. (org.). Festival ginástico e isolamento social: retratos de um evento on-line [recurso eletrônico]. Curitiba: Bagai, 2020. p. 36-44. Disponível em: https://doi.org/10.37008/978-65-87204-79-6.16.11.20. Acesso em: 17 abr. 2024.
CARVALHO, K. M. C.; MENEGALDO, F. R.; SCARABELIM, M. L. A.; TOLEDO, E.; SCHIAVON, L. M. A composição coreográfica nas produções acadêmico-científicas de Ginástica Para Todos. Corpoconsciência, v. 25, n. 3, p. 1-17, 2021.
CAVALCANTI, L. M. B. Beleza e poder na ginástica rítmica: reflexões para a Educação Física. 2008. 134 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14255. Acesso em: 09 out. 2023.
CHAVES, P. N.; COSTA, A. L. S.; ARAÚJO, A. C.; SANTOS, A. P. Experenciando a ginástica rítmica na Educação Física Escolar. Cadernos de Formação RBCE, v. 4, p. 55-66, 2013.
DESGRANGES, F. Quando teatro e educação ocupam o mesmo lugar no espaço. In: DESGRANGES, F. (org.). Caminho das artes/a arte fazendo escola. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2005. p. 1-21.
DUBOC, I. F. Considerações a respeito da Ginástica Rítmica nas aulas de Educação Física Escolar no Ensino Fundamental I. 2021. 45 p. Monografia (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/28722. Acesso em: 09 out. 2023.
DURKHEIM, É. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
FEDERICI, C. A. G. Ginástica geral e educação física escolar: AYOUB, Eliana. Campinas: Editora da Unicamp. 2003. [136p.]. Pro-posições, v. 16, n. 2(47), p. 253-256, 2003.
FIG. Fédération Internationale de Gymnastique. 2022-2024 Code of Points Rhythmic Gymnastics. 25 Apr. 2022. Disponível em: https://www.gymnastics.sport/publicdir/rules/files/en_2022-2024%20RG%20Code%20of%20Points%20(Mark-up).pdf. Acesso em: 09 out. 2023.
HUSSON, M. Aportes para la formulación de una propuesta de interés desde la ginmasia sínteses. Educación Física y Ciencia, v. 11, p. 51-66, 2009.
LAFFRANCHI, B. Prefácio. In: SANTOS, E. V. N.; LOURENÇO, M. A.; GAIO, R. (org.). Composição coreográfica em ginástica rítmica: do compreender ao fazer. São Paulo: Fontoura, 2010. p. 9.
LIMA, T. T. Contribuições para o ensino de teatro na escola. 2019. 45 p. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas) – Instituto de Artes Cênicas, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/24718. Acesso em: 09 out. 2023.
LOQUET, M. Promoting artistic quality in rhythmic gymnastics: a didactic analysis from high performance to school practice. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 1, p. 145-158, 2016.
LUHMANN, N. Introdução à teoria dos sistemas. Petrópolis: Vozes, 2009.
MACHADO, V. C.; FERREIRA FILHO, R. A. Inclusão de movimentos básicos da ginástica rítmica nas aulas de Educação Física escolar. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 14, n. 141, n.p., 2010.
MALDONADO, D. T.; SOARES, D. B.; SCHIAVON, L. M. Educação Física no Ensino Médio: reflexões e desafios sobre a tematização da ginástica. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 1-19, 2019.
MARCASSA, L. Metodologia de Ensino da Ginástica: novos olhares, novas perspectivas. Pensar a Prática, v. 7, n. 2, p. 171-186, 2004.
MENEGALDO, F. R.; BORTOLETO, M. A. C. O ensino da Ginástica Rítmica: em busca de novas estratégias pedagógicas. Motrivivência, v. 29, n. 52, p. 305-318, 2017.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.
NISTA-PICCOLO, V. L. A educação motora na escola: uma proposta metodológica à luz da experiência vivida. In: MARCO, A. (org.). Pensando a educação motora. Campinas: Papirus, 1995. p. 113-120.
OLIVEIRA, G. M.; PORPINO, K. O. Ginástica Rítmica e Educação Física Escolar: perspectivas críticas em discussão. Pensar a Prática, v. 13, n. 2, p. 1-18, 2010.
OLIVEIRA, J. S. Y. S.; SILVA, F. S.; MENEGALGO, F. R.; BORTOLETO, M. A. C. Ginástica Para Todos: notas sobre a composição coreográfica por praticantes idosas. Motricidades, v. 4, n. 3, p. 272-285, 2020.
OLIVEIRA, L. M.; BARBOSA-RINALDI, I. P.; PIZANI, J. Produção de conhecimento sobre ginástica na escola: uma análise de artigos, teses e dissertações. Movimento, v. 26, p. 1-15, 2020.
PAOLIELLO, E.; TOLEDO, E.; AYOUB, E.; BORTOLETO, M. A. C.; GRANER, L. Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas: Unicamp, 2014.
PEREIRA, H. C. M. C. A expressividade dos corpos ginásticos e a singularidade da ginástica rítmica. 2020. 202 p. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física UPE/UFPB, Universidade de Pernambuco/Universidade da Paraíba, João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19689?locale=pt_BR. Acesso em: 09 out. 2023.
POMIN, F. Ginástica. Curitiba: Intersaberes, 2020.
RINALDI, I. P. B.; PAOLIELLO, E. Saberes ginásticos necessários à formação profissional em educação física: encaminhamentos para uma estruturação curricular. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 29, n. 2, p. 227-243, 2008.
RÓBEVA, N.; RAKÉNLOVA, M. Escola de Campeãs: Ginástica Rítmica Desportiva. São Paulo: Ícone, 1991.
SCHIAVON, L.; NISTA-PICCOLO, V. A ginástica vai à escola. Movimento, v. 13, n. 3, p. 131-150, 2007.
SILVA, A. R. G.; CUEVAS, B. L.; SANTOS, P. C. R.; FARIAS, W. S.; NUNES, J. S. Da criação à apresentação de Ginástica Rítmica: um relato de experiência. Horizontes, v. 4, n. 8, p. 213-224, 2016.
TEIXEIRA, A. C. A. Design de figurinos dinâmicos e iterativos para a performance artística. 2019. 438 p. Tese (Doutorado em Design) – Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2019. Disponível em: https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/18486. Acesso em: 09 out. 2023.