Sobre
Após anos de experiências na área de Educação Física, em especial trabalhando com o ensino-aprendizagem da modalidade esportiva Ginástica Rítmica em clubes, escolas, universidades e em outros espaços de exploração de teoria e de prática da Motricidade Humana e, após o encontro com as pesquisadoras Eliana Virgínia Nobre dos Santos e Márcia Regina Aversani Lourenço, no curso de Mestrado em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba, vimos desafiadas a produzir uma obra que, além de ser referencial para especialistas, possa também auxiliar profissionais em início de carreira, compromissados com a educação de crianças, jovens, adultos e idosos.
Obra essa que pudesse contribuir para a formação desses profissionais no que tange a aplicação da Ginástica Rítmica, com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos seres humanos a partir de vivências expressivas de movimentos ritmados com e sem aparelhos, independentemente de gênero, classe social, etnia ou outras possíveis diferenças existentes entre e nesses seres.
Assim, unimos nossos conhecimentos e produzimos o livro Composição Coreográfica em Ginástica Rítmica: do compreender ao fazer que ora apresentamos com muita alegria, para todos os profissionais da Educação Física e áreas afins, convidando-os a saborearem o saber que emana das nossas experiências e vivências com movimentos ritmados e expressivos.
Capítulo 1.
Evolução histórica da Ginástica Rítmica
Capítulo 2.
Código de Pontuação: espaços de obrigatoriedades e liberdades na Ginástica Rítmica
Capítulo 3.
Ginástica Rítmica: dos movimentos técnicos aos ritmados e expressivos
Capítulo 4.
Composição Coreográfica em Ginástica Rítmica: diálogo entre o compreender e o fazer
Apontamentos finais
Referências