Resumo

Objetivo: Analisar informações de crescimento, desenvolvimento e composição corporal, além de estimativas de consumo e demanda energética durante o dia, em escolares de ambos os sexos de 12 a 14 anos de idade, de estabelecimentos de ensino estaduais e particulares da cidade de Umuarama, Estado do Paraná. Metodologia: Os dados foram coletados de março de 2002 a junho de 2003, sendo avaliados 1760 alunos, 860 do sexo masculino, 960 do feminino de diferentes tipos de escolas (privadas e publicas). As variáveis: estatura, peso corporal, espessuras das dobras cutâneas tricipital e subescapular, IMC, gordura relativa, antropometria nutricional, gasto e consumo energético. Procedimentos estatísticos, utilizou-se informações descritivas, analise de variância e correlações com os níveis de significância estabelecidos em 0,01 e 0,05. Resultados: Os adolescentes apresentaram diferenças significativas de acordo com tipos de escolas, idades e sexos. Dados de composição corporal indicam tendências elevadas de gordura corporal, para os alunos de escolas de menor poder aquisitivo, isso pode ser associado aos menores níveis de gasto energético para estes. As informações de consumo, indicam para maior aporte nos alunos de escolas privadas, e os macronutrientes indicam valores abaixo do recomendado para todos, exceto para as gorduras. Os indices de sobrepeso e obesidade chegaram a 19,6%. A correlação entre os valores de gasto energético com questionários e acelerômetro foram de até r=0,93, indicando que este instrumento pode ser usado nestas populações, devendo haver cuidados especiais quanto as explicações que antecedem seu uso. Conclusão: Acredita-se que as diferenças entre os grupos, são causadoras de comportamentos peculariares a cada um deles quanto ao crescimento e desenvolvimento, sendo que os hábitos e estilo de vida podem interferir neste processos 

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