Resumo

Introdução: A utilização de contos em aulas de educação física e esporte através do jogo simbólico ou da aula historiada é uma proposta que está em ascendência, pois este tipo de narrativa pode promover significado diferenciado na compreensão e assimilação do conteúdo abordado, seja conceitual, procedimental ou atitudinal. Objetivo e Metodologia: Foi realizada pesquisa bibliográfica com intuito de salientar características do gênero literário conto que justifiquem os motivos desta assimilação. Resultados: O conto é dinâmico, curto, trata de um acontecimento pontual, parece dotado de movimento, realizado em discurso direto, com linguagem oralizada e uma narrativa linear (SOARES, 2007). Sua forma de escrita é simples e breve, com ação e imprevistos, assemelhando-se às características das crianças, irrequietas. Por ser curto, tem a duração suficiente para prender a atenção sem entediar, e por seu enredo ocorrer em um espaço determinado, proporciona liberdade de imaginar detalhes. Além disso, a criança é dotada de fantasia, o que a aproxima ainda mais das narrativas (CUNHA, 1974). Os contos também têm associação direta com o desenvolvimento da pessoa, pois é pelo pensamento narrativo (BRUNER, 2001) que conseguirá reproduzir suas próprias histórias e se autocompreender, construindo seu lugar no mundo. O conto também é um construto histórico-cultural. (COELHO, 1987) Histórico por sua condição de resistir ao tempo e cultural pelas influências e adaptações que trazem de cada local onde são contados, sendo fortemente adaptável e mutável. Conclusão: Este gênero literário tem diversas características que se associadas ao fato de crescermos ouvindo histórias revela os motivos de ser tão cativante e tão familiar. Sendo assim, trabalhar com contos é uma excelente alternativa pedagógica que proporciona a aproximação do (a) professor (a) com seus (suas) alunos (as), tornando significativo conteúdos antes abstratos.

Acessar