Compreendendo a Mídia Esportiva e o Conceito de Interação: Um Breve Olhar Para Pedagogia do Esporte
Por Eduardo Fantato (Autor), Paulo César Montagner (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O objetivo deste trabalho é trazer reflexões sobre o conteúdo esportivo
na mídia e discutir a partir do conceito de interação de THOMPSON (1998)
questões pertinentes à pedagogia do esporte. A inserção das mídias no
cotidiano das pessoas e a importância atribuída pelos sujeitos aos seus
conteúdos a partir de suas experiências e contextos sociais, são aspectos
presentes nas interações das pessoas. È discutido a questão do esporte nos
meios de comunicação, a função pedagógica que pode ser extraída da
i n t e ra ç ã o s u j e i t o, m í d i a e e s p o rt e, f u n d a m e n t a d a n a s d i fe re n t e s
possibilidades de esporte na vida cotidiana, bem como e qual a posição da
pedagogia frente a esse processo, sustentada pelos interesses e valoração
por parte dos sujeitos em relação ao conteúdo esportivo. A compreensão
da mídi a a pa rt i r de s u a s e s t ru t u ra s, e sobre t udo o ent endimento
dos significados que lhes são atribuídos pelas pessoas que recebem sua
informação, são aspectos que devem dialogar constantemente com a
pedagogia do esporte, uma vez que trata de uma visão e possibilidade do
fenômeno esportivo muito presente no cotidiano das pessoas.